Pular para o conteúdo principal

CARLOS EDUARDO CONSIDERA 2019 UM ANO PERDIDO PARA O RN POR FALTA DE AÇÕES DO GOVERNO

Artigo do ex-prefeito Carlos Eduardo publicado no jornal Tribuna do Norte.
PERDEMOS O ANO!
O governo do Estado fecha o ano sem enfrentar seu crucial problema: a aguda crise fiscal. Sem rumo e sem prumo, continuamos com os salários dos servidores atrasados e um completo caos na saúde pública, na segurança, sem melhorias na educação e sem perspectiva para a nossa infraestrutura e demais políticas públicas. Sem nenhum constrangimento, o governo empurrou goela abaixo dos pobres municípios o Proedi. Vale dizer que o Proedi é fundamental para o desenvolvimento econômico e geração de empregos, mas não pode ser levado a efeito tungando os parcos recursos dos nossos pobres municípios, quando todos sabem que 93% deles não tem sequer uma única indústria. Feio. Na realidade, este governo, desde o início, nada fez para reestruturar administrativamente o RN.

Mesmo devendo três folhas salariais, concedeu aumento de 16,38% aos detentores dos melhores salários, preterindo o sofrido servidor público já mal remunerado. Feio. Muito feio. Eu, que resgatei Natal do caos absoluto em 2013, sei bem que não é fácil governar. Mas é mais difícil ainda quando se governa com privilégios e sem metas, pois isso é incompatível com qualquer gestão. Talvez por isso mesmo esse governo continue no improviso, sem nenhuma consistência.
Até agora o RN não encontrou saída para seus graves problemas. Mas no nosso Nordeste os demais Estados estão em dia com suas obrigações e, mais que isso, pagando o custeio de suas máquinas administrativas e investindo para fazer crescer suas economias e oportunidades de emprego.
O Plano Mansueto do governo federal, por exemplo, destinaria cerca de R$ 1 bilhão e 300 milhões ao RN, desde que aqui se fizesse o dever de casa, o que não é o nosso caso, infelizmente. Não temos recursos para normalizar a folha de pessoal, para o custeio da máquina e, principalmente, para investir em saúde, educação, segurança, cultura e tantas outras áreas.
Na verdade, temos um Estado paquidérmico, inchado e incapaz para enfrentar as nossas carências. Ao contrário de propostas para uma reestruturação do Estado, o que temos é uma obstinada política paliativa de expectativa de receitas extras, seja com a antecipação dos royalties do petróleo, seja com a nebulosa amtecipação da folha de pessoal ou a cessão onerosa do pré-sal.
E eu pergunto: quando esses recursos acabarem, como ficarão as contas quando não houver mais patrimônio para ser vendido? À espera de um milagre? O governo despreza um princípio basilar. A despesa não pode ser maior que a receita.
Sou social-democrata, talvez fora de moda nesses dias de radicalismo à esquerda e à direita. Mas como sou um homem de convicções e não sigo modismos, acredito no Estado regulador e também em seu papel social para combater abissais desigualdades e perversas exclusões sociais tão contundentes no nosso país.
Não acredito em governos sem recursos para resolver os problemas das pessoas. Nesse nosso chão temos mais de 100 mil funcionários penalizados por inoperência e cerca de 3 milhões e 500 mil habitantes sem o justo retorno dos impostos que pagam. Insisto.
É preciso reestruturar o Estado através de uma ampla reforma administrativa e um programa de privatizações e concessões. Sem enfrentar a aguda crise fiscal não teremos saúde, educação, segurança, infraestrutura, inclusão social e demais políticas públicas.
Na realidade, este governo desde o início era para ter reestruturado o Estado.
Como não fez, perdemos o ano!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.