Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS: CIENTISTAS DIZEM QUE VARIANTE BRASILEIRA TEM POTENCIAL DE REINFECÇAO

 A variante do novo coronavírus chamada de P.1, identificada em Manaus no início do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a covid-19. É o que afirmam especialistas que acompanham a evolução do vírus. No entanto, a análise exige cautela e os cientistas aguardam estudos conclusivos.

Uma das possibilidades avaliadas pelos pesquisadores é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade causada em resposta a uma infecção anterior. O artigo relata que houve pelo menos um caso de reinfecção em Manaus ligado à linhagem P.1.

“Já temos um caso descrito, mas ainda não sabemos com que frequência isso pode acontecer", diz a imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), que participou de um artigo internacional sobre o "ressurgimento" da covid-19 em Manaus, publicado na revista científica The Lancet.

No Brasil, além de Manaus, o estado de São Paulo confirmou outros 3 casos da nova variante. Mais 5 estados estudam casos suspeitos: Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul.

A idealizadora da Rede Análise Covid-19 Mellanie Fontes-Dutra, doutora em neurociências e pesquisadora pós-doc em bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), afirma que a variante P.1 pode ser a responsável pelos casos de reinfecção.

“Um dos motivos é que são variantes diferentes. A imunidade que você tem da cepa original pode não abranger essa segunda”, explica.

A opinião é a mesma que a da bióloga e doutora em saúde pública Rute Andrade. "Existe, sim, a possibilidade [de reinfecção pela nova variante]. Sobre a imunidade para o coronavírus, temos uma série de situações: pessoas que não desenvolvem o anticorpo de forma suficiente para ser detectado, pessoas que desenvolvem uma quantidade de anticorpos que ficam presentes no organismo por tempo limitado e também temos essa variante com modificações que o anticorpo produzido pode não reconhecer", diz.

As especialistas afirmam que o Brasil precisa de mais estudos acerca a nova variante, mas que profissionais da saúde que atuam linha de frente em Manaus dizem que a 2ª onda da covid-19 foge do padrão verificado anteriormente no estado.

"Eles dizem que tem algo diferente acontecendo e isso pode ser o impacto da variante. Devemos ficar atentos e preocupados", conta Fontes-Dutra.

Uma equipe internacional com participação da Universidade de São Paulo, Universidade de Oxford, King’s College e Universidade Harvard publicou um artigo que traa do ‘ressurgimento’ da covid-19 na capital do Amazonas.

Os cientisas apontam 4 possíveis explicações para a alta na quantidade de casos e mortes em Manaus em dezembro e janeiro – entre elas o aparecimento da variante P.1.

  1. A capital amazonense não atingiu a imunidade coletiva como era cogitado. Assim, o ressurgimento poderia ser explicado por uma maior mistura de infectados e indivíduos suscetíveis em dezembro.
  2. A imunidade contra a infecção pode ter começado a cair em dezembro, visto que estudos indicam que a imunidade dura até 6 meses após a primeira infecção.
  3. As linhagens novo coronavírus podem escapar da imunidade causada em resposta à infecção anterior – 1 caso de reinfecção em Manaus foi relacionado à linhagem P.1.
  4. As linhagens que circulam na 2ª onda podem ter transmissibilidade inerente mais alta do que as linhagens que já estacam em circulação na cidade.

Fonte: G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.