Foto: Ascom/ Governo do Ceará)
Há indícios fortes de que a variante do novo coronavírus ômicron já tenha atingido o patamar de transmissão comunitária no Ceará. A informação foi dada pelo governador Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo nas suas redes sociais. A transmissão comunitária ocorre quando não já é possível identificar a origem do contágio inicial.
Há um aumento significativo na procura por assistência médica e também avanço na taxa de positividade não apenas para covid, mas também em outras doenças respiratórias virais como influenza. “É preciso dobrar os cuidados neste final de ano, nas festas de comemoração, por conta desse nível de crescimento de positividade e da procura assistencial”, afirma o governador.
O governador reforçou que a vacinação em dia é a principal arma, junto do isolamento social para combater esse novo momento. Ele diz que dados governamentais apontam que pessoas não estão cumprindo o calendário vacinal, perdendo vacinas de reforço, por exemplo.
Para Camilo e para o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, que estava na live, quem está com a vacina contra covid e influenza em dia, vai ter, na maioria dos casos sintomas leves, sem necessidade de internação. Por outro lado, segundo eles, a maior parte dos óbitos por covid tem sido de pessoas que não se vacinaram, ou fizeram isso de forma incompleta.
Comentários
Postar um comentário