Pular para o conteúdo principal

FILA DO TRANSPLANTE NO RN TEM MAIS DE 900 PESSOAS À ESPERA DE UM ÓRGÃO

 


O Rio Grande do Norte tem hoje mais de 900 pessoas à espera de um transplante, dos quais 570 aguardam uma cirurgia para substituir as córneas. Em seguida, aparece o transplante de rins e depois medula. A Central de Transplantes do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), diz que conseguiu zerar a fila para transplante de coração. Desde o início do ano foram feitos três em todo o Estado.

Segundo a coordenadora da Central, Rogéria Medeiros, a maior dificuldade enfrentada por quem aguarda transplante no RN é o número de doações efetivadas. “Nosso estado tem cerca de 70% de negativa familiar à doação”, registra. O órgão também sofre com problemas nas notificações desses possíveis doadores, que devem ser feitos pelos hospitais, sejam públicos ou privados.

“Essa notificação deveria ser compulsória, mas não é o que ocorre na realidade. A Central conta com a OPOA – Organização à Procura de Óbitos, que faz a busca ativa desses doadores”, acrescenta Rogéria. A Central trabalha 24 horas diariamente para conseguir atender as notificações de potencial doador no Estado.

Córneas
A maior demanda da Central é pelo transplante de córneas, cujas doenças são a quarta principal causa de cegueira no mundo. Segundo a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Norte, o tempo médio de espera para conseguir um transplante é de um ano e sete meses. Em todo o Estado, apenas Natal e Parnamirim realizaram as cirurgias e há poucos centros habilitados no sistema suplementar de saúde.

De acordo com o presidente da sociedade, Anderson Martins, a limitação na captação do tecido córneo é o maior entrave enfrentado pelos candidatos à cirurgia. “Não há centro privado que faz essa captação atualmente. Existem hospitais privados habilitados para este serviço, no entanto, 'paramos' na falta de convênio entre o Estado e o centro”, explica Martins.

O médico explica que se perdeu muitos doadores por causa desse problema, que poderia ser facilmente resolvido com um convênio entre os hospitais privados com o Estado através das verbas federais do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). “Não teria custos para o Governo Estadual porque as verbas são federais. Os centros transplantadores estão com equipes ociosas por falta de córneas”, diz.

O Hospital de Olhos de Parnamirim está habilitado para realização de transplantes de córnea e para sua captação. Com a infraestrutura que possui hoje, o HOP possui condições de realizar os procedimentos de ações, retirada e entrevista familiar, bem como de avaliação do doador, enquanto o atual banco de olhos vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) faria os procedimentos relativos ao processamento e sorologias para encaminhamento do tecido para transplante.

A unidade é o único centro transplantador de córnea fora da capital, mas que está dentro da Grande Natal. Possui três médicos cadastrados aptos para realização de transplante de córnea e está habilitado não somente para realizar as cirurgias, como também para realizar a captação e aumentar a disponibilidade de córneas para todo o Rio Grande do Norte.

“A ideia é que a partir da implementação desse novo fluxo de captação, com profissionais habilitados seguindo os procedimentos necessários, em cooperação com as equipes já existentes vinculadas ao HUOL, se conseguir uma restrição relevante na quantidade de córneas captadas e disponíveis a transplante, em um prognóstico de redução do tempo de espera da fila de transplante do tecido ocular”, finaliza Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...