Pular para o conteúdo principal

HENRIQUE: "BANCADA DEVERIA LIDERAR MOVIMENTO POR REFORMA TRIBUTÁRIA"

 

O tema da reforma tributária brasileira está no centro das atenções, por ser a medida considerada essencial pelo governo federal para impulsionar a economia brasileira. Seu relatório preliminar, com as mudanças propostas, foi apresentado pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira (22). 


Há 10 anos, quando presidia a Casa legislativa, o ex-deputado federal Henrique Alves (PSB) tentou dar andamento e realizar a reforma, sem sucesso.


Defensor das mudanças no sistema de tributação brasileiro há vários anos, Henrique afirmou que há um excesso de tributos no país e, com tanta diversidade, “termina por penalizar, direta ou indiretamente, os médios e pequenos contribuintes e os cidadãos”. 


Ele lamenta que a proposta de alteração das leis que determinam os impostos e tributos que devem ser pagos pelos contribuintes e a forma de cobrança no país venha se arrastando há anos, sem que o Legislativo consiga concluir.


“Dentro dos seus conceitos e contornos, se tenta uma justa redistribuição de receitas entre União, estados e municípios. Moramos no Brasil, no RN, mas vive no município. Suas necessidades básicas, como saúde, educação, segurança, transporte público, lazer, entre outras, exigimos do poder municipal. Sendo que este está sempre incapacitado de atender. Aí, a desgastada relação do ‘pires na mão’, seja a nível nacional ou estadual. E os municípios cada vez mais fragilizados”, falou.


O ex-parlamentar explicou que a reforma tributária tratará dessa demanda, sempre posta de lado pela União por interesses próprios, já que “não quer reduzir seus espaços arrecadatórios e distributivos”.


 Mas, para ele, as modificações no sistema tributário são extremamente necessárias, urgentes, para que haja uma justa e equilibrada divisão de tributos, visto que o atual modelo está saturado há muito tempo. “Terá que haver mudanças em favor dos municípios”, defende.


E continuou: “Inclusive, outra decisão a acontecer: arrecadação via impostos pagos nos municípios que, recebida pela União e esta repassa por critérios, poderá eliminar esse vai e vem burocrático e já ficar na receita municipal. Ganha-se tempo e agilidade em urgentes aplicações nas necessidades dos cidadãos, repito, que vive no município”, esclareceu.


REFORMA É MAIS QUE URGENTE

Para Henrique Alves, a reforma tributária é a proposta mais importante para o país hoje, mas que sofre com uma tramitação demorada na Câmara dos Deputados. Ele também falou sobre a tática que acha a mais segura para se resolver esse problema. “O ideal, porque viria forte, era a bancada federal nordestina, que representa quase um terço da Câmara, se unir e definir um comportamento único. E negociar com outras regiões um grande consenso parlamentar. Assim, a União respeitará a força dos estados e, principalmente, dos municípios”.

Representante do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional por 11 mandatos consecutivos, ele sugeriu aos oito deputados federais do Estado a iniciativa pela liderança de um movimento dentro da Casa legislativa para dar o passo inicial pela realização de uma das mais aguardadas reformas no país. “Fica aqui, como sugestão, a nossa bancada federal liderar esse movimento, já. Que venha a Reforma Tributária já”, pediu.


Na quarta-feira (21), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o Congresso Nacional deveria votar a reforma tributária logo, visto que este é o melhor momento para se fazer isso. 


Para ela, que participou de audiência conjunta das comissões de Finanças e Tributação, Desenvolvimento Econômico e Fiscalização Financeira e Controle, caso a reforma não seja aprovada agora, possivelmente, uma próxima gestão federal pode não conseguir.


Tebet explicou que a reforma tributária vai alavancar o crescimento econômico e reafirmou a previsão de um crescimento mínimo de 2,3% para este ano. “A impressão que eu tenho não é só de que está madura em todos os aspectos a aprovação da reforma tributária. É o sentimento de que agora vai. Se não for, daqui quatro anos, seja quem for o presidente, não conseguirá avançar com a reforma tributária”, afirmou, em entrevista ao Poder360.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...