Nesta segunda-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em alusão à data, o projeto “Planta Natal”, programa da Prefeitura de Natal com a integração de diversas secretarias, realizou o plantio de 100 mudas de plantas nativas. O local escolhido para o ato simbólico foi a avenida Amintas Barros, na Zona Sul da Capital.
A avenida está recebendo obras de padronização das calçadas e será a primeira via com passeios 100% acessíveis e arborizados da cidade do Natal. A ação aconteceu durante a manhã e contou com as presenças do prefeito Álvaro Dias e dos secretários Irapoã Nóbrega (Semsur), Thiago Mesquita (Semurb) e da secretária-executiva Danielle Mafra.
A ação se soma às sistemáticas realizadas com vistas à sustentabilidade, dentro das comemorações da Semana do Meio ambiente da Prefeitura. As mudas utilizadas foram de espécies nativas, como Ipê, Patas de vaca, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Craibeiras.
“As obras de padronização impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos natalenses. São investimentos de R$ 30 milhões que contarão com ruas e avenidas arborizadas, contribuindo para uma cidade mais verde”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.
A secretária-executiva da Prefeitura de Natal e coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra, ressaltou o avanço do programa, que alcançou a marca de plantio de mais 18 mil árvores. “O trabalho na avenida Amintas Barros vai inserir Natal entre as cidades mais verdes do país. Daqui para o final do ano, iremos ultrapassar a meta estabelecida pelo prefeito Álvaro Dias de plantar 20 mil árvores. A expectativa é plantar mais 10 mil árvores”, informou ela.
Desde que iniciou o Planta Natal, a capital potiguar reduziu em 3 mil toneladas o número de emissões de gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta, explica Thiago Mesquita. “A cada sete árvores plantadas, há uma redução de 1 tonelada na emissão de gás carbônico no meio ambiente. Deste modo, o Município já reduziu em 3 mil toneladas os impactos na diminuição de dióxido de CO2, o que atesta seu comprometimento em busca de sua mitigação e adaptação urbana frente à emergência climática”, explicou o titular da Semurb.
Novo Horto Municipal do Baldo
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, ainda visitou as obras do novo Horto Municipal do Baldo, localizado na Zona Leste da Capital. O espaço será o primeiro viveiro público do estado especializado em mudas adultas.
“Estamos construindo o primeiro viveiro público de mudas adultas do Estado, com um Ecoponto moderno, que vai contribuir com uma cidade mais verde e com descarte correto de resíduos eletrônicos, que é um passo importante da nossa gestão, A nossa meta é transformar Natal em uma das cidades mais arborizadas do Mundo”, concluiu.
Mutirão nas praias recolhe 400 quilos de resíduos
Um mutirão de limpeza com participação de alunos da rede pública, realizado no último sábado, 3, nas praias de Areia Preta, do Meio e do Forte, coletou cerca de 400 quilos de resíduos, principalmente material plástico, como sacolas, canudinhos, copos descartáveis e garrafas. A ação integrou a Semana de Meio Ambiente 2023 em Natal.
Participaram do mutirão cerca de 50 alunos da Escola Municipal Prof. Laura Maia, da Praia do Meio, a equipe pedagógica e mães, além de educadores e fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb).
As crianças se envolveram na ação e recolheram mais de 30 sacos de lixo, num total de aproximadamente 400 quilos de resíduos recolhidos das praias. Ainda foi utilizado o drone pilotado pela equipe de fiscalização ambiental da Semurb, para acompanhar as crianças e identificar as áreas com mais acúmulo de lixo.
A coordenadora pedagógica da escola, Gildênia Silva, avalia que a importância da ação está nos desdobramentos que ela pode causar. “Com o mutirão, as crianças puderam sair do espaço rotineiro da escola para ir à praia obter conhecimento de uma maneira diferente. É uma ação que certamente vai ajudar os alunos a conscientizarem suas famílias e os banhistas”, projeta ela. A ação se repetiu no dia 5, em Ponta Negra, novamente buscando sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos.
Parcerias
A Semana do Meio Ambiente de Natal teve sua programação encerrada ontem, após atividades realizadas desde a semana passada pela Prefeitura do Natal, com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).
Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping. E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.
Comentários
Postar um comentário