Pular para o conteúdo principal

ADVOGADO DIZ QUE CHANCE DE CASSAÇÃO DE ROGÉRIO MARINHO É "REMOTA"

 



Apesar da euforia petista no RN, com uma possível cassação do senador Rogério Marinho (PL), o advogado especialista em Direito Eleitoral Wlademir Capistrano afirma que, pelo cenário atual, a hipótese de cassação de Rogério Marinho é remota.

O advogado tratou como “especulação”, no entanto, a informação a respeito de uma suposta ação que estaria correndo em segredo de Justiça e que teria sido instaurada pela Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal do RN contra o senador Rogério Marinho.

Segundo ele, pelo que foi informado até o momento, não é possível nem ter certeza se a suposta ação se trata de um inquérito criminal ou de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Se for um inquérito policial, o que pode gerar é uma ação criminosa, depende da conclusão da Polícia Federal e do entendimento da Procuradoria Eleitoral.

Além disso, uma eventual ação penal precisaria ser proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), recebida pelo juiz, ter instrução processual para só depois seguir para julgamento em juízo de primeiro grau, uma vez que não há prerrogativa de foros nesses casos.

“Possibilidade [há], porque existem processos tramitando, mas no cenário atual, muito remoto”, diz o advogado.
Entre os processos aos quais Rogério responde, o advogado cita a derrota sofrida em junho passado, quando o parlamentar foi condenado à perda do mandato no âmbito de uma ação de improbidade administrativa que investiga certo esquema de nomeação de “funcionários fantasmas” na época em que Marinho era presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN).

Nesse caso específico, porém, a sentença de primeiro grau não alterou em nada a situação política de Rogério. Além de seguir nenhuma obrigatoriedade, ele não está impedido de se candidatar a outros cargos, porque ainda cabem recursos da decisão ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), posteriormente para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e eventualmente para o Supremo Tribunal Federal (STF) – caso alguma matéria constitucional esteja sendo debatida no processo. Ou seja, um longo caminho que não altera o cenário político a curto prazo.

Além dessa ação, outra que ameaça o mandato de Rogério foi movida por Carlos Eduardo Alves (PSD). O ex-prefeito de Natal, que se candidatou a senador no ano passado, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A acusação de Alves é de supostos atos de abuso de poder político e médicos cometidos por Marinho na eleição de 2022.

“Pelo que eu sei, o TRE julgou improcedente e há um recurso de Carlos Eduardo para o TSE, mas parece que aquelas ações a prova é fraca”, avalia.

Agora RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.