Pular para o conteúdo principal

MUSEU DO SERIDÓ REALIZA EXPOSIÇÃO IRMANDADES NEGRAS: SUBSTANTIVO FEMININO

 


A exposição Irmandades Negras: substantivo feminino entra em cartaz, nesta segunda-feira, 27 de novembro, no Salão Nobre da antiga Prefeitura de Caicó. A mostra foi organizada pelo Museu do Seridó (MDS), em colaboração com o Museu Câmara Cascudo (MCC). A exposição tem como intuito apresentar a força e participação das mulheres nas Irmandades Seridoenses, ressaltando suas presenças desde o reinado, até as celebrações na dança e no batuque. 

O projeto tem como objetivo contribuir com as reflexões do legado cultural, que é a Irmandade dos Negros do Rosário no Seridó. A exposição exibirá três módulos temáticos: As raízes: a Irmandade (é) negra; O tronco: Irmandade em movimento; e Os ramos: a mulher negra é a Irmandade.

“O trabalho foi feito a muitas mãos. Contamos com uma equipe de curadoria, com membros da Irmandade de Jardim do Seridó, bem como consultas a participantes de todas as outras Irmandades da região. O historiador da equipe do MDS, eu mesma e mais a docente Julie Cavignac, do Departamento de Antropologia da UFRN, compusemos os escritos do Catálogo que está muito rico e com diversas fotografias de profissionais do Seridó, do Rio Grande do Norte, de outras regiões do Brasil e internacional, como as imagens produzidas por Alejandro Escobar, da Colômbia”, relata a gestora do Museu do Seridó, Vanessa Spinosa.

O Museu do Seridó é vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), localizado em Caicó/RN, e à Rede Universitária de Museus da UFRN (Rumus). A equipe do MDS contará com ação educativa para acolher as escolas interessadas em mediações, com supervisão da educadora museal do MCC Cristiana Moreira. Os grupos para visitação são de até 20 pessoas, podendo ocorrer de forma livre nos horários e dias disponibilizados. A entrada é gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.