Pular para o conteúdo principal

TRABALHO DA PREFEITURA DE NATAL COM MIGRANTES GANHA SELO DA ONU

 

Foto: Semtas

Como reconhecimento pelas políticas e processos de gestão para o aprimoramento da governança migratória, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, recebeu nesta quinta-feira (07) de forma online  o  reconhecimento dos serviços prestados no trato com a questão dos migrantes e refugiados. O município foi premiado com o Selo MigraCidades 2023. A iniciativa é um reconhecimento para os estados e municípios que atuam na gestão de políticas públicas migratórias

O Selo MigraCidades é uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) ligada à ONU – em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública e tem o objetivo de apoiar os governos locais a aprimorarem o acolhimento e a integração das pessoas migrantes.

“O Selo MigraCidades é conquista significativa em meio a um processo de engajamento contínuo dos governos participantes, de trocas de experiências e de um produtivo diálogo migratório que realizamos ao longo do ano. Além disso, reconhece que Natal na gestão do prefeito Álvaro Dias encontra-se alinhada com políticas públicas internacionais na temática migratória. É um momento importante de reconhecimento e visibilidade do trabalho que as equipes da Semtas vem realizando.”, destacou a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão.

As principais ações desenvolvidas pelo município em apoio à população migrante foram apresentadas durante o processo de certificação. Entre elas, destacam-se a elaboração do diagnóstico das políticas setoriais, locais em atendimento aos migrantes e refugiados, a definição e monitoramento das áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento de ações e o aprimoramento da governança migratória local.  Além disso, outra prioridade apresentada durante o processo de certificação foi o planejamento da criação de um Comitê Municipal para o Acompanhamento de ações voltadas para garantia de direitos de Migrantes, Refugiados e Apátridas.

De acordo com a técnica de referência do serviço, Ana Paula Mafra,  Natal recebeu o selo com destaque nacional nas categorias: Estrutura Institucional de Governança e Estratégia Local; Acesso à Assistência Social, Saúde e Educação.“O selo MigraCidades vem referendar as ações realizadas atualmente pela Semtas e a gestão de políticas migratórias no município.”, afirmou.

Sobre o MigraCidades

O MigraCidades é um processo de construção de capacidades e certificação de governos comprometidos com a boa governança migratória local, fruto de parceria entre a OIM, a UFRGS e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento. O processo de certificação oferece ferramentas para que os governos locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. Para isso, o MigraCidades propõe a capacitação de gestores, a ampliação do diálogo local sobre migração e o intercâmbio de informações e de boas práticas locais. 

O objetivo é contribuir para a construção e gestão da governança migratória local de forma qualificada e planejada, ao encontro da meta 10.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável através de políticas de migração planejadas e bem geridas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.