Chegando ao início de 2024, há menos de um ano para o pleito municipal e com algumas definições de pré-candidaturas, o Blog do TV faz um balanço sobre as Eleições 2024 em alguns municípios da Região do Seridó, que prometem ser acirradas.
Caicó
Em Caicó, maior município da Região do Seridó, o atual prefeito Judas Tadeu(PSDB), ainda segue sem um adversário definido pela oposição.
O grupo comandado pelo suplente de deputado estadual Vivaldo Costa(PV), já trabalha nos bastidores um nome para compor a vaga de vice de Dr.Tadeu. Esse nome, inclusive, pode ser o do próprio Vivaldo, ou de um integrante da Família Costa, que tem entre os nomes cotados, o do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Tarcísio Costa, que se despede do TCE/RN em maio próximo, caso o empresário e atual vice-prefeito Toinho Santiago, não seja mantido na chapa.
Pela oposição, o grupo comandado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, ensaia uma possível candidatura do deputado Adjuto Dias, que recentemente foi destituído do MDB local.
Adjuto, tem se mostrado com mais interesse em dar continuidade ao seu mandato na ALRN.
O partido sempre foi tradicionalmente oposicionista ao grupo de Vivaldo Costa na cidade, ligada à figura histórica do ex-prefeito Manoel Tôrres.
A definição de um mome por parte da oposição, entre eles, - o vereador Max Azevedo, professora Sandra Kely e vereador Diogo Silva -, deve polarizar a disputa no município.
Em Caicó, apesar do prefeito Tadeu, fazer uma administração razoável em meio a uma série de denúncias graves, o atual gestor caminha para uma reeleição tranquila, caso não seja surpreendido por investigações.
Currais Novos
O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, já definiu o nome do secretário Lucas Galvão, como candidato do PT a sucessão municipal. O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, deve indicar um nome para compor a vaga de vice.
A estrutura da máquina Municipal, Estadual e Federal, deve alavancar o nome de Lucas.
No município, a atual vice-prefeita Ana Albuquerque, que sonhava em ser escolhida como a candidata do grupo, rompeu políticamente com o atual prefeito e passou a integrar o grupo de oposição que terá como candidato o ex-prefeito Zé Lins. A eleição promete ser bastante acirrada.
Jardim do Seridó
Tradicionalmente conhecida por embates eleitorais acirrados, em Jardim do Seridó, o prefeito Amazan e Padre Jocimar, unidos desde a Eleição de 2020, apresentaram o nome do agropecuarista Joaci Filho (irmão do ex-prefeito Padre Jocimar), como pré-candidato do grupo à Prefeitura Municipal, que deve enfrentar o ex-vereador e candidato derrotado no pleito passado, Iron Júnior.
Joaci Filho, que até então era filiado ao MDB, deixará o partido para se filiar ao Republicanos, levando consigo várias lideranças ligadas ao grupo de Iron. A união política atrelado a boa avaliação e gestão do prefeito Amazan que indicará o vice na chapa, deve impulsionar ainda mais a candidatura de Joaci ao Executivo local. No município é visto como quase certo mais uma derrota para a oposição.
Cruzeta
Em Cruzeta, o prefeito Joaquim de Medeirinho, é favorito para conquistar mais um mandato. Candidato a reeleição, o atual prefeito derrotou no pleito de 2020, o prefeito José Sally, que nunca tinha sofrido uma derrota naquele município. Até o momento a oposição ainda não apresentou um nome para o pleito.
São João do Sabugi
Disputas acirradas sempre marcaram as eleições no município de São João do Sabugi. Em seu 6° mandato, o prefeito Aníbal Pereira (MDB), é mais uma vez favorito para o pleito de 2024. O atual prefeito deve enfrentar o sindicalista Joseilson Medeiros (PT), que conta com o apoio do ex-prefeito Dr.Elísio Galvão.
Apesar da pré-candidatura de Joseilson, o grupo de oposição segue dividido. Recentemente o vereador Gugu, rompeu com a oposição e seu nome, como também, o da ex-prefeita Lydice Brito, são cotados para vice de Anibal, que caso seja reeleito, será o prefeito com mais mandatos no Brasil.
São José do Seridó
No município de São José do Seridó, o prefeito Jackson Dantas(MDB) caminha para mais uma reeleição sem dificuldades. Na cidade, a população não quer o retorno da 'Oligarquia Costa' que representou um atraso para o município. O prefeito faz uma grande gestão, e o município hoje é reconhecido como polo têxtil.
Timbaúba dos Batistas
Em Timbaúba dos Batistas, o prefeito Ivanildo Filho, caminha para mais uma reeleição. Pela oposição, o ex-prefeito Chilon Batista, ensaia uma possível candidatura. Chilon está afastado do município desde que assumiu o cargo de adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
Acari
No município de Acari, o prefeito Fernandinho, com o apoio do ex-prefeito Isaías Cabral, maior liderança política cidade, não terá dificuldades de ser reeleito. No município a oposição sequer tem um nome para a disputa.
Ouro Branco
A disputa no município de Ouro Branco é mais uma que promete ser acirrada. O atual prefeito Samuel Souto, deverá enfrentar a ex-prefeita Fátima Araújo. Samuel vem atraindo ex-aliados de Fátima, e têm fortalecido seu projeto de reeleição. Uma possível derrota de Fátima Araújo, pode representar o fim de sua carreira política.
São Fernando
Em São Fernando, o prefeito Genilson Maia, tem uma reeleição garantida com a manutenção da chapa tendo Isaac como vice. Na oposição ainda não se sabe quem será o candidato.
No município o ex-vereador e candidato a prefeito pela oposição em 2020, Reginaldo Araújo, deixou o grupo oposicionista e agora integra o grupo do atual prefeito.
Ipueira
No município de Ipueira, o grupo comandado pelo prefeito Galego Paiva, definiu o nome do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Ademir Medeiros, como pré-candidato à Prefeitura Municipal.
Ademir larga na frente para a disputa, que começa a dividir a oposição, que terá como candidato, Charny Macedo, filho da ex-prefeita Cessa.
Jardim de Piranhas
Até o momento sem adversário, o prefeito Rogério Couro Fino, caminha para uma reeleição tranquila no município de Jardim de Piranhas. Mas, uma possível candidatura do ex-prefeito Elídio Queiroz, pode mudar completamente o atual cenário eleitoral. Caso seja candidato, Elídio é favorito.
Parelhas
No município de Parelhas, uma possível aliança entre o prefeito Dr.Thiago Almeida, e o grupo do ex-prefeito Dr.Antonio Petronilo, pode garantir uma reeleição tranquila do atual prefeito.
A oposição comandada pelo deputado Francisco do PT, ainda não definiu um nome para a disputa.
Serra Negra do Norte
Em Serra Negra do Norte é outro município que promete um pleito acirrado. O prefeito Sérgio Fernandes, ainda não anunciou seu candidato a sucessão. Pela oposição, entre os nomes mais lembrados para a disputa estão, o vereador Dr. Sesion Wanderley e Acácio Brito. O nome do ex-prefeito Rogério Mariz, tamém não está descartado.
Do Blog do TV com informações de Luciano Vale
Comentários
Postar um comentário