Pular para o conteúdo principal

JOANNA GUERRA PODE SER SER A GRANDE SURPRESA DA ELEIÇÃO EM NATAL

 


COISAS DA POLÍTICA

Por Saulo Medeiros

O ano de 2024 promete acontecimentos importantes na política Estadual. Até o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o movimento de futuros candidatos ao Legislativo e Executivo municipal deve esquentar o cenário de disputa e trazer debates à tona. 

As convenções partidárias, momento em que os partidos oficializam seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. Os nomes que concorrem ao pleito serão conhecidos até 15 de agosto, prazo final para o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Até 6 de outubro, quando eleitores vão às urnas para escolher a próxima legislatura da Câmara de Vereadores e a chapa que comandará o Executivo pelos próximos quatro anos, as cidades devem ser palco de discussões que vão além de polarizações locais e nacionais, que muito difícil vai pesar na escolhas do eleitor, apesar que o grande acirramento político nas eleições municipais já é algo esperado para os pleitos locais. A surpresa, contudo, deve ser se os debates de temas nacionais podem influenciar na disputa.

A questão é o quanto acirrada devem ser as próximas eleições e o que deve pesar na decisão dos eleitores. Há quem aposte que o acirramento ainda latente das eleições de 2022 deve trazer temas nacionais para o debate, o que seria totalmente atípico, uma vez que em eleições municipais o buraco na rua importa mais do que a opinião do candidato sobre o desarmamento ou ideologia de gênero. Em 2024, o eleitor mostra-se mais preocupado com a experiência dos candidatos, projetos voltados para o desenvolvimento da cidade e obras que reflitam de verdade, uma melhor opção para a população.

Quanto a nomes e coligações, o ano se inicia com um cenário ainda indefinido e algumas incertezas. As decisões para 2024 são tomadas pensando nas eleições de 2026,  um nome novo, sem passado político, é visto como ideal.

Já em relação aos partidos de esquerda e centro-esquerda, a grande dúvida é saber se eles aprenderam a lição de 2020, quando sofreram derrotas esmagadoras nas grandes cidades.

De qualquer forma, o cenário só deve começar a ficar mais definido para as majoritárias a partir de abril, após o resultado de pesquisas que serão encomendadas pelos partidos. 

Quanto ao Legislativo, essa será a primeira eleição com o número reduzido de candidatos. No caso de Natal, as nominatas poderão ter o máximo de 30 candidatos, o que deve obrigar os partidos a serem mais rigorosos na escolha, o que sem dúvida é uma boa notícia para os eleitores.

Anotem aí! A possível pré-candidatura da secretária de Planejamento,  Joanna Guerra, que deve ser escolhida como candidata a sucessão do prefeito Álvaro Dias, poderá ser uma grande surpresa nas eleições de outubro.

A começar pela mínima rejeição ao nome da secretária. Joanna parece cada vez mais disposta para o desafio. É um "diamante político" a ser lapidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...