Lideranças partidárias de União Brasil, PP e Republicanos têm trabalhado intensamente para tirar do papel uma federação partidária que envolva as três siglas ainda para as eleições de 2024. Nas últimas duas semanas, caciques dos três partidos decidiram encaminhar uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dirimir todas as dúvidas sobre uma eventual associação partidária entre os partidos. A dúvida é se uma federação partidária pode ser instituída faltando este tempo para as eleições.
Na prática, a federação partidária opera como uma só legenda e, por esse motivo, está submetida às mesmas regras aplicadas aos partidos políticos. No Rio Grande do Norte, os deputados federais Paulinho Freire (União Brasil), João Maia (PP) e Robinson Faria, de saída do PL, estão articulando para este último assumir o Republicanos no Estado.
Robinson teve uma conversa no fim de semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do União, deputado Elmar Nascimento (BA). Robinson tem votado a favor de pautas da base do Governo Lula desde o ano passado. Assim, Paulinho torce para que dê tempo para a formalização neste ano. O Republicanos teria que caminhar ao seu lado.
Do Blog: Sem a Federaççao, campanha de Paulinho Freire dá cos burros n'água. Prefeito Alvaro Dias, terá candidato a prefeito de Natal. Em caso de validade da Federação, Álvaro tem aberto canais com o PSB e PSD, que tem Carlos Eduardo pré-candidato a prefeito da capital
Comentários
Postar um comentário