Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: LIDERANÇA NÃO MUDA, E O SEGUNDO LUGAR ENROSCA

 Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta / Foto: Reprodução


De Sávio Hackradt

Do Agora RN

O instituto Exatus, de propriedade deste jornal, publicou na quinta-feira passada sua primeira pesquisa para prefeito de Natal em 2024, depois de seis meses da última pesquisa, divulgada em setembro de 2023. A novidade é que a segunda colocação ficou enroscada entre três pré-candidatos: a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 14,97%, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 10,70% e o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 10,16% de intenções de votos. O segundo lugar está tecnicamente empatado, dentro da margem de erro de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos. Na liderança permanece o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), com folga de 20 pontos percentuais sobre a segunda colocação, atingindo 34,44% de intenções de votos.

Com essa pesquisa do instituto Exatus, já são mais de 30 pesquisas de institutos diferentes, realizadas sobre a eleição para prefeito de Natal. Em todas elas Carlos Eduardo pontua em primeiro lugar, crescendo paulatinamente, mantendo sua liderança em todos os momentos. Um dado significativo é que o ex-prefeito Carlos Eduardo, que em setembro do ano passado tinha 10 pontos percentuais à frente da deputada federal Natália Bonavides, dobrou a diferença e agora tem 20 pontos percentuais na frente da segunda colocada.

Já a deputada federal Natália Bonavides, sempre no segundo lugar, estacionou na faixa dos 15% das intenções de votos em todas as pesquisas realizadas, passando agora a ter companhias. Natália Bonavides, que tinha o triplo de intenções de votos em setembro de 2023, em relação ao deputado federal Paulinho Freire e ao ex-deputado Rafael Motta, agora vê os dois adversários bem pertinho do seu retrovisor, empatados na margem de erro da pesquisa.

A pesquisa Exatus confirmou que Natália Bonavides estagnou, Carlos Eduardo prossegue crescendo com consistência e Paulinho Freire e Rafael Motta receberam um sopro de esperança, para os seus sonhos rumo à prefeitura de Natal. Esta é a fotografia de hoje, mas que pode ser modificada na medida que as campanhas de cada um dos pré-candidatos vão criando corpo, a partir dos discursos e narrativas que apresentam ao eleitorado. É preciso entender que a campanha propriamente dita não começou, não foi para as ruas e bairros da cidade, para o contato mais estreito entre o candidato ou candidata e os eleitores, e que o natalense ainda não está ligado no modo eleição. Por enquanto, os movimentos são de bastidores entre os partidos e as suas lideranças.

Um ator importante nessa eleição é o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias. A pesquisa Exatus perguntou sobre quem ele deve apoiar para sucedê-lo. Quase 28% respondeu que deve apoiar Carlos Eduardo, 10% Natália Bonavides, 9% Paulinho Freire e 9% Rafael Motta. O natalense quer que Álvaro Dias apoie Carlos Eduardo, é o que todas as pesquisas dizem. Afinal, Álvaro Dias vai aceitar a recomendação dos natalenses e apoiar Carlos Eduardo, ou não?

O quadro da disputa pela prefeitura de Natal começa a se desenhar com mais clareza, com as pré-candidaturas postas de Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União Brasil) e Rafael Motta (PSB). Pouca ou nenhuma alteração deve ocorrer nesse quadro de pré-candidaturas, com as pesquisas indicando que a liderança não muda e o segundo lugar enrosca. O apoio de Álvaro Dias a Natália é fora de cogitação, já que ela mesmo disse que não quer o apoio do prefeito. Uma possibilidade é Rafael Motta compor uma chapa como vice-prefeito de Natália, ou de Carlos Eduardo. O tempo dirá. Ainda há muito pano para as mangas, para que sejam feitas as costuras e arremates de todas essas pré-candidaturas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.