Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE NATAL HOMOLOGA RESULTADO E CONFIRMA EMPRESA RESPONSÁVEL QUE FARÁ A ENGORDA DE PONTA NEGRA

Engorda de Ponta Negra/RN. Foto: José Aldenir/Agora RN

Nesta terça-feira 30, a Prefeitura de Natal oficializou o desfecho da licitação das obras da engorda de Ponta Negra, para a ampliação da faixa de areia, e da extensão do calçadão até a Via Costeira. Após análise, o questionamento à licitação foi rejeitado pelo Executivo, permitindo assim o avanço das licenças para a execução da obra, com um custo estimado de R$ 73,7 milhões.

O consórcio vencedor, composto pelas empresas DTA-AJM, especializadas em dragagem e aterros, será responsável pela empreitada. A DTA já demonstrou sua competência ao aumentar a faixa de areia na Praia de Balneário Camboriú. O consórcio JDN-Edcon, terceiro colocado na licitação, contestou o processo, apontando 22 irregularidades nos documentos de habilitação dos concorrentes, especialmente no consórcio vencedor. No entanto, tanto a Justiça quanto a Prefeitura de Natal rejeitaram as objeções.

Com isso, a Prefeitura planeja iniciar a obra dentro de três a quatro meses, após a conclusão do processo de homologação. O cronograma inclui a obtenção da Licença de Instalação e Operação e o início efetivo dos trabalhos, que começarão com a dragagem e a criação de aterros hidráulicos para expandir a Praia de Ponta Negra. Em seguida, será feita a ampliação do calçadão até a Via Costeira

Engorda de Ponta Negra

O Projeto da Engorda de Ponta Negra, discutido há anos em Natal, visa alargar a faixa de areia da praia, proporcionando até 50 metros durante a maré alta e 100 metros na maré baixa. Atualmente, durante as marés altas, a área é praticamente inacessível para bares, barracas e banhistas.

De acordo com os estudos da empresa Tetratech, sediada em São Paulo, a engorda da praia envolverá o transporte de areia submersa de uma jazida na Praia de Areia Preta para Ponta Negra, totalizando cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia.

Os trabalhos serão conduzidos por uma draga de sucção, depositando o material em trechos a cada 200 metros na praia. Em seguida, será realizada uma terraplanagem para espalhar, compactar e nivelar o aterro utilizando tratores.

Com informações de Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.