PREFEITURA DE NATAL HOMOLOGA RESULTADO E CONFIRMA EMPRESA RESPONSÁVEL QUE FARÁ A ENGORDA DE PONTA NEGRA
Nesta terça-feira 30, a Prefeitura de Natal oficializou o desfecho da licitação das obras da engorda de Ponta Negra, para a ampliação da faixa de areia, e da extensão do calçadão até a Via Costeira. Após análise, o questionamento à licitação foi rejeitado pelo Executivo, permitindo assim o avanço das licenças para a execução da obra, com um custo estimado de R$ 73,7 milhões.
O consórcio vencedor, composto pelas empresas DTA-AJM, especializadas em dragagem e aterros, será responsável pela empreitada. A DTA já demonstrou sua competência ao aumentar a faixa de areia na Praia de Balneário Camboriú. O consórcio JDN-Edcon, terceiro colocado na licitação, contestou o processo, apontando 22 irregularidades nos documentos de habilitação dos concorrentes, especialmente no consórcio vencedor. No entanto, tanto a Justiça quanto a Prefeitura de Natal rejeitaram as objeções.
Com isso, a Prefeitura planeja iniciar a obra dentro de três a quatro meses, após a conclusão do processo de homologação. O cronograma inclui a obtenção da Licença de Instalação e Operação e o início efetivo dos trabalhos, que começarão com a dragagem e a criação de aterros hidráulicos para expandir a Praia de Ponta Negra. Em seguida, será feita a ampliação do calçadão até a Via Costeira
Engorda de Ponta Negra
O Projeto da Engorda de Ponta Negra, discutido há anos em Natal, visa alargar a faixa de areia da praia, proporcionando até 50 metros durante a maré alta e 100 metros na maré baixa. Atualmente, durante as marés altas, a área é praticamente inacessível para bares, barracas e banhistas.
De acordo com os estudos da empresa Tetratech, sediada em São Paulo, a engorda da praia envolverá o transporte de areia submersa de uma jazida na Praia de Areia Preta para Ponta Negra, totalizando cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia.
Os trabalhos serão conduzidos por uma draga de sucção, depositando o material em trechos a cada 200 metros na praia. Em seguida, será realizada uma terraplanagem para espalhar, compactar e nivelar o aterro utilizando tratores.
Com informações de Tribuna do Norte
Comentários
Postar um comentário