Pular para o conteúdo principal

MPRN INVESTIGA ESQUEMA DE GOLPES PELO WHATSAPP CONTRA FAMILIARES DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RN

Nesta terça-feira (25), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou a operação “Tríscele” com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso que aplicava golpes em familiares de servidores públicos potiguares através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Goiânia, em Goiás.

Segundo as investigações do MPRN, os criminosos se passavam por parentes dos servidores utilizando perfis falsos no WhatsApp para solicitar dinheiro de maneira fraudulenta. A ação apura crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.

A dinâmica do golpe envolvia a obtenção de fotos das vítimas na internet, que eram utilizadas para criar perfis falsos vinculados a números controlados pelos golpistas. Em seguida, os criminosos entravam em contato com os familiares das vítimas, informando sobre a mudança de número do suposto parente e solicitando auxílio financeiro de maneira urgente e falsamente justificada por circunstâncias econômicas desfavoráveis.

Em dezembro de 2023, uma ação coordenada pelo MP resultou na prisão de 10 suspeitos em quatro estados diferentes, todos envolvidos no mesmo tipo de golpe contra familiares de servidores públicos do RN via WhatsApp.

A operação “Tríscele” contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP de Goiás (Gaeco/MPGO), da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência do MPGO (CSI) e da Polícia Militar goiana. Promotores de Justiça, servidores dos MPs e policiais militares participaram da ação, que visa combater esse tipo de crime eletrônico que tem afetado diversas famílias no estado.

Portal O Potengi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...