Pular para o conteúdo principal

RN LIDERA PRUDUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA DO BRASIL

 


O Rio Grande do Norte tem 302 parques eólicos atualmente em operação. A produção das turbinas eólicas gera hoje 9,9 GW (gigawatts) de energia, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A potência outorgada coloca as usinas potiguares na liderança nacional do segmento, o que representa 32% de toda a produção eólica de todo o país.

Hoje, o Brasil tem 1.054 parques eólicos em operação, que somam 30,9 GW de capacidade instalada em operação comercial. Desse total, o Nordeste responde por 85%.

Segundo dados do Mapa das Energias Renováveis do Observatório da Indústria Mais RN, o estado ganhou 13 novos parques eólicos em 2024.

Além disso, o estado tem outros 82 empreendimentos em desenvolvimento, com 3,21 GW de potência outorgada, que consiste na potência em construção ou ainda não construída.

Entre as novas unidades previstas para se instalar no Rio Grande do Norte está a elétrica chinesa State Power Investment Corporation (SPIC). A companhia anunciou um investimento de R$ 780 milhões na construção de dois novos parques eólicos em Touros. As estruturas terão uma capacidade instalada total de 105,4 megawatts (MW).

Os parques Paraíso Farol e Pedra Amolar terão sua energia comercializada no mercado livre. As obras estão previstas para começar até janeiro de 2025, com operação prevista para o ano seguinte.

A SPIC também inaugurou dois empreendimentos solares, localizados no Piauí e no Ceará, com uma capacidade total de 738 megawatts-pico (MWp). A SPIC é a principal investidora, com 70% de participação nos projetos adquiridos da Recurrent Energy em 2022.

Os projetos, nomeados Marangatu e Panati, receberam um investimento de R$ 2 bilhões. Cerca de 65% da energia já foi comercializada em contratos de longo prazo, com o restante sendo negociado em contratos mais curtos.

Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, destacou que os novos projetos refletem o compromisso da empresa com o Brasil e as fontes renováveis de energia. A SPIC possui aproximadamente 3,8 mil MW de capacidade instalada de ativos em operação no Brasil, incluindo a usina hidrelétrica de São Simão, parques eólicos na Paraíba e o complexo termelétrico Gás Natural Açu (GNA), do qual tem 33% de participação.

A SPIC planeja continuar expandindo no Brasil através de novos projetos em desenvolvimento e construção, bem como pela aquisição de ativos já operacionais. Waltrick comentou sobre o cenário atual de preços baixos de energia, mencionando que a empresa está focada no longo prazo para superar essas dificuldades.

A SPIC aguarda novidades do governo sobre leilões previstos para este ano, que deverão contratar reserva de potência para o sistema elétrico e também energia nova. A empresa está pronta para adicionar duas novas turbinas, cada uma com 372 MW, na hidrelétrica de São Simão, dependendo das regras que serão publicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.