Um caça Northrop F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no início desta tarde após decolar da Base Aérea de Natal, em Parnamirim, para um treinamento.
A aeronave estava em Natal em função dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, que é o maior exercício de guerra aérea da América Latina, e que em novembro receberá aeronaves e pilotos de vários países.
Informações preliminares dão conta que logo após a decolagem o caça teve problema de motor, e vídeos mostram que houve labaredas saindo do caça, de matrícula FAB 4866. O piloto conseguiu se ejetar antes da aeronave colidir com o solo, gerando uma grande explosão e fumaça. Nenhuma residência foi atingida.
O aviador já foi resgatado por uma aeronave Airbus H225M Caracal da FAB e, segundo informações iniciais, está bem. Ele teria reportado fogo no motor logo após a decolagem, depois declarado “MAYDAY MAYDAY MAYDAY” e ejetado.
Confira imagens da aeronave emitindo chamas instantes antes do acidente:
Veja abaixo a nota completa da FAB:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.
Nota à Imprensa – Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN)
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) está atuando no combate a um incêndio em vegetação na comunidade de Pium, no município de Parnamirim, Grande Natal. O incêndio foi provocado pela queda de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrida na tarde de hoje (22), em uma área de mata próxima a diversos condomínios residenciais.
As equipes de combate a incêndio da FAB atuaram inicialmente no controle das chamas na aeronave. Em seguida, os bombeiros militares do CBMRN foram acionados para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas.
Todas as informações estão sendo oficialmente divulgadas e confirmadas pela Assessoria de Comunicação da FAB.
O CBMRN segue monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população e evitar novos focos de incêndio.
Comentários
Postar um comentário