Pular para o conteúdo principal

COMISSÕES DE FINANÇAS E DE ADMINISTRAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REJEITAM AUMENTO DO ICMS NO RN

As Comissões de Finanças e de Administração da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte rejeitaram por maioria de votos o aumento de 18% para 20% na alíquota básica do Imposto Sobre Consumo e Serviços (ICMS). O projeto de lei foi apresentado pelo governo do estado em novembro.

A votação aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) durante uma reunião conjunta extraordinária das comissões, após apresentação do relatório do deputado José Dias (PL), que foi contrário ao aumento do imposto.

O relator votou favorável à aprovação do texto da lei, que também pretende adequar à legislação tributária do estado a mudanças federais, porém encartou uma emenda para retirar o trecho do projeto que prevê o aumento do imposto, o que foi aprovado pela maioria dos parlamentares nas duas comissões.

Entre as críticas ao projeto, o deputado afirmou que o governo não havia apresentado a previsão de impacto econômico no estado.

"Não consta no processo relativo ao projeto de lei em apreciação nenhum documento do governo do estado apresentando impactos requeridos, ou qualquer documento apresentando elemento básico de um estudo orçamentário e financeiro. O que se percebe que também não foi observado pela Comissão de Constituição e Justiça quando no exame da admissibilidade da matéria", disse o deputado.

"Faz-se necessário um estudo que forneça ao Legislativo a compreensão de indicadores chaves tais como o cenário atual, com descrição da situação econômica estadual, incluindo PIB, inflação, taxa de desemprego, dentre outros, além de detalhes sobre a estrutura tributária vigente, principalmente sua contribuição para a receita total do governo", disse o deputado, reforçando que o governo também deveria apresentar uma análise do impacto do aumento do imposto sobre as empresas e trabalhadores.

Com a mudança no projeto de lei, o texto deve voltar para a Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o plenário.

Membro da base governista, o deputado Francisco do PT (PT) criticou o relator, lembrando que Dias tinha sido favorável a aumento de imposto em 2015.

O governo conta com o aumento do tributo para garantir a previsão orçamentária de R$ 23 bilhões para 2025. O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovado nas comissões.

A previsão é de que o projeto do ICMS seja votado em plenário no dia 17 de dezembro e a LOA no dia 18.

G1/RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...