PREFEITO JAIME CALADO SE REÚNE COM SINDICATO DOS PROFESSORES E APELA POR UNIÃO PARA SALVAR A EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
O prefeito Jaime Calado, reuniu-se nesta quarta-feira (19) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Gonçalo (SINTE/RN) para tratar da pauta de reivindicações da categoria, incluindo o reajuste de 6,27% no Piso do Magistério.
Inicialmente, o encontro estava previsto para ocorrer apenas entre o Sindicato e a Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura, responsável por tratar do tema. No entanto, o prefeito decidiu participar da reunião, realizada no Gabinete Civil, para expor o cenário crítico da Educação Municipal.
Segundo ele, ao assumir encontrou prédios em condições precárias e um verdadeiro caos na educação. Além disso, destacou que o município ocupa a 86ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado.
Jaime Calado ressaltou as dificuldades financeiras herdadas da administração anterior, incluindo contas bloqueadas por falta de pagamento de empréstimos e um orçamento comprometido por dívidas. Ainda assim, afirmou que sua gestão garantiu o pagamento do terço de férias dos professores em janeiro e a adequação ao Piso do Magistério. “Nenhum professor de São Gonçalo do Amarante recebe abaixo do piso oficial”, assegurou o prefeito. “Iniciamos o ano pagando salários em dia, respeitando o valor mínimo do Piso e garantindo o terço de férias.”
Sobre a possibilidade de greve, Jaime fez um apelo à categoria. “Tenho respeito e admiração pelos professores, mas este não é o momento de paralisação. Precisamos nos unir para reconstruir a Educação do município. É hora de um esforço conjunto para devolver dignidade a professores e alunos”, declarou.
Após sua saída para cumprir outro compromisso com a Secretaria Municipal de Cultura, a reunião prosseguiu com a presença do procurador-geral do município, Leonardo Braz, do chefe de gabinete, Mário David, e da secretária de Educação, Luísa De Marilac. Também ficou acordada a realização de um novo encontro entre a comissão e o sindicato.
“O diálogo entre educadores e a gestão sempre estará aberto, mas deve ocorrer com respeito e responsabilidade”, reforçou o prefeito ao comentar o resultado da reunião. “Minha proposta é unir forças para tirar nossa Educação do caos. Assim, construiremos uma solução justa para todos: professores, alunos e o município.”
Vale ressaltar que no ano passado, na gestão de Eraldo Ingrato, escolas fizeram revezamento de sala de aula, alunos assistiram aula em quadras de esportes, frango vencido foi encontrado em freezers, e teve escola onde os alunos só viram o professor no mês de setembro porque o absurdo foi denunciado nas redes sociais. Nenhum desses motivos sensibilizou o SINTE a fazer greve. Agora, em busca de reajuste, ameaça fazer greve sem as aulas nem terem começado.
Comentários
Postar um comentário