A Prefeitura de Jardim de Piranhas realiza, nesta quinta-feira, 1º de agosto, o dia “D” da campanha de prevenção à hepatite B. O trabalho teve início no dia 29 de Julho e se estenderá ate dia 2 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde e nos ambientes e grupos mais expostos à doença, das 7h30 às 16h, com ações para chamar atenção da população em geral sobre as formas de prevenção e também para vacinação contra à doença.
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos, além do que já é preconizado nos recém-nascidos, poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. Devem ser administradas três doses da vacina resultando uma proteção garantida, seguindo o esquema da aplicação: segunda dose a partir de 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.
A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.
A hepatite é uma doença viral que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano, que cursa de forma assintomática ou sintomática (até forma fulminante). Tendo como agente etiológico HAV, HBV, HCV, HDV e HEV, e sua transmissão esta relacionada ao tipo do vírus que pode ser fecal-oral, veiculação hídrica, pessoa a pessoa, alimentos contaminados, objetos inanimados, relação sexual, transfusão sanguínea, por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha e entre outros.
Comentários
Postar um comentário