Do Portal No Ar
Os 12 policiais militares presos na manhã desta terça-feira (29) na Operação Novos Rumos recebiam dinheiro de traficantes para facilitar o livre comércio de entorpecentes na comunidade do Mosquito, zona Norte de Natal, além de praticar diversos outros crimes. As informações da operação foram detalhadas pelo Ministério Público durante coletiva de imprensa.
Segundo o MP, os policiais envolvidos no esquema, todos lotados no 9º Batalhão da Polícia Militar, chegaram a livrar a prisão em flagrante, por tráfico de drogas, de investigados detidos com quantidades expressivas de entorpecentes. Além de traficantes, os policiais recebiam dinheiro de outros criminosos.
Uma das situações investigadas pela operação é o fato de um dos policiais não ter feito o flagrante de um suspeito de crime de receptação mediante o pagamento de cinco aparelhos de telefone celular da marca iphone, além de uma quantia de R$ 2 mil.
Outros fatos desta natureza foram constatados na investigação, com recebimento de bens como armas, notebook, perfumes e até mesmo comida como queijo, dentre outros objetos para não realizar flagrantes.
Além desses crimes, outros fatos igualmente graves foram identificados durante a investigação como a ação de retardar indevidamente a realização de abordagens policiais. Uma delas ocorreu no bairro de Cidade da Esperança. Após bandidos terem furtado peça de uma loja de roupa, os policiais deram tempo para eles fugirem do local.
Na mesma ocasião, os próprios policiais chegaram a furtar objetos, durante a noite, ao entrarem na loja para verificar a cena do crime. A investigação apurou ainda a relação dos policiais com esquemas de jogos clandestinos, mediante o recebimento regular de propina para se omitir sobre a existência de casas de bingo e outros jogos de azar.
Operação
A operação deflagrada pelo Ministério no início da manhã desta terça-feira (29) teve como objetivo investigar e combater crimes de corrupção na Corporação da Polícia Militar. A ação teve início em 2014 e tem relação com a Operação Citronela deflagrada na última sexta-feira (25).
Confira os nomes dos policiais envolvidos:
Ivan Ferreira da Silva Tavares
André Luiz da Silva Pereira
José Cherls Firmino da Silva
Isaac Raphael da Cruz Dumaresq
Thiago Vale Rabelo Teixeira
Damião Alves da Cunha
Marcos Garcia Marinho
Márcio José da Silva Martins
Werson Magno de Carvalho
Antônio Marcos Oliveira da Silva
Wilton Franco da Silva
Anderson Oliveira Frasseti Maia.
Comentários
Postar um comentário