Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO REJEITA "EXTREMISMO EM MISSA COM MINORIA CATÓLICA EGÍPCIA

O papa Francisco reza missa em Cairo, capital do Egito (Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

papa Francisco afirmou neste sábado (29) em um estádio do Cairo, capital do Egito, que Deus rejeita o extremismo e o único que permite é o extremismo da caridade. Em seu segundo e último dia de visita ao Egito, o pontíficie celebrou a missa diante de milhares de pessoas, em sua maioria fiéis da comunidade católica egípcia, sob forte esquema de segurança para tentar evitar ataques de radicais islâmicos.

"Deus só gosta da fé professada com a vida, porque o único extremismo que Ele permite aos crentes é o da caridade", disse o papa durante a homilia. "Qualquer outro extremismo não vem de Deus".

Francisco pediu à plateia que não tenha "medo de amar a todos, amigos e inimigos, pois o amor é a força e o tesouro do crente". A missa foi celebrada 20 dias após dois ataques terroristas contra igrejas coptas matarem 46 pessoas no norte do Egito. No dia seguinte, líderes religiosos, em sua maioria muçulmanos, pediram o fim da violência.

Antes do início da missa, o pontífice saudou o público em um carro de golfe que deu a volta no estádio, que recebeu 25 mil pessoas, segundo a agência oficial egípcia "Mena". Francisco estava acompanhado do Patriarca Católico Copta, Ibrahim Isaac Sedrak.

"A verdadeira fé é a que nos torna mais caridosos, mais misericordiosos, mais honestos e mais humanos. É a que anima os corações que nos leva a amar todos gratuitamente, sem distinção e sem preferências", afirmou Francisco. A missa é o principal evento do dia, dedicado especialmente à comunidade católica no Egito, um grupo religioso de apenas 200 mil pessoas em um país onde a maior parte de seus quase 90 milhões de habitantes são muçulmanos.

O primeiro dia da visita do papa ao Egito foi dedicado principalmente à realização de encontros com líderes religiosos muçulmanos e da comunidade copta ortodoxa, além de ter participado de uma conferência internacional da paz.


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...