Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA ENTRE A CRUZ E A ESPADA

A governadora Fátima Bezerra construiu sua carreira política com a pauta dos trabalhadores debaixo do braço. É inegável que, por diversas vezes, esteve ao lado dos servidores cobrando de governadores passados o atendimento de pleitos de várias categorias. Agora, com a caneta do Estado na mão, Fátima se encontra entre a cruz e a espada.

Um dos dilemas enfrentados pela governadora está na Assembleia Legislativa. Depois de enviar para a casa legislativa projeto que implica reajuste de 16,38% para procuradores, o Governo enfrenta um embate encampado pelo deputado Nelter Queiroz, que apresentou emenda estendendo o mesmo percentual para os demais servidores do Estado.

O parlamentar chegou a declarar, na semana passada: "Estou fazendo papel que a deputada Fátima Bezerra fazia no passado aqui também". Até agora, porém, o Governo do RN tem tentado, através dos deputados governistas, evitar que a emenda do deputado Nelter seja votada. A alegação é que o Estado não tem como arcar financeiramente com esse reajuste para todos os servidores.

Difícil é convencer quem ganha um salário mínimo, dois ou três, a ficar quieto esperando a situação do Estado melhorar enquanto quem ganha na casa dos R$ 30 mil tem um reajuste.

Outro dilema enfrentado por Fátima Bezerra está na segurança pública. O Governo também enviou para AL projeto que concede reajuste de 23% aos policiais militares e bombeiros militares. A matéria, inclusive, já foi votada e aprovada pelos deputados. Agora, policiais civis e também agentes penitenciários cobram o mesmo tratamento dispensado aos outros "filhos" da segurança.

Como boa sindicalista que sempre foi, Fátima sabe que quando uma categoria é atendida em seus pleitos, outras saem em busca de também serem contempladas, ainda mais quando fazem parte do mesmo segmento.

O Governo tem enfrentado ainda o embate entre empresários e prefeitos, depois da criação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi). Os prefeitos apontam que a redução dos recursos destinados aos municípios por meio do ICMS vai afetar diretamente o funcionamento de serviços básicos e cobram uma mudança de entendimento do Governo. Já os empresários defendem o Proedi ressaltando a manutenção de pelo menos 25 mil empregos diretos.

A vida de chefe do Executivo não é fácil, mas Fátima também sabia disso ao disputar o cargo de governadora. Resta saber como ela vai resolver seus dilemas. Seguir a linha sindicalista que garantiu suas eleições ou vestir por completo a capa de Governo e, como tal, dizer não às reivindicações de servidores.

Por Thiago Macedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...