O RN começa a viver o problema da falta de insumos para manter abertos leitos de UTI covid.
Em Mossoró, 15 leitos foram bloqueados por falta de kits de intubação e anestésico .
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota reconhecendo a falta de insumos e disse que a regularização depende da finalização do processo de compras e da ajuda do governo federal .
Segue a nota:
A Sesap esclarece que responsabilidade de abastecimento de insumos e medicação é do Hospital São Luíz, de acordo com a pactuação para o funcionamento dos leitos de UTI Covid, através de Termo de Ajustamento de Conduta . Os leitos do hospital que estão bloqueados, se dão por falta de kit de intubação, insumos que estão em escassez a nível nacional.
A Sesap informa ainda que, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), vem auxiliando hospital São Luís com envio de anestésicos.
Porém, a situação atual dos estoques da SESAP, voltados para a rede estadual, encontra-se no limite . Parte dos medicamentos está em processo de reposição, alguns com empenho já emitido e outros em finalização de aquisição. A Sesap mantém-se vigilante na busca por garantir a disponibilidade de insumos para manutenção da rede hospitalar .
Destacamos ainda que apesar da requisição ter sido feita pelo Ministério de Saúde aos produtores e fornecedores, o Rio Grande do Norte não vem recebendo esse suporte com regularidade, e não existe cronograma para o fornecimento por parte do governo federal.
Comentários
Postar um comentário