Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA CALCULOU ERRADO E PODERÁ PERDER ELEIÇÃO PARA EZEQUIEL

 


FOTO: EDUARDO MAIA/ ALRN

A governadora Fátima Bezerra fez um cálculo equivocado na correlação de forças para o seu palanque de 2022 e o erro pode ser fatal, comprometendo sua tentativa de reeleição.

Sem adversário forte, Fátima esnobou aliados importantes e atraiu seu antigo concorrente para a chapa majoritária, como se Carlos Eduardo pudesse suprir o que ela poderá perder em termos de apoios políticos. Erro crasso. A matemática eleitoral não bate.

Ter Carlos Eduardo ao seu lado e ter Ezequiel Ferreira e Garibaldi Filho como adversários, poderá custar a reeleição da irmã de Tetê.

Ezequiel Ferreira, com seu PSDB e Walter Alves e Garibaldi Filho com o MDB, representam cerca de 80 prefeitos espalhados em todas as regiões e de eleitorado também variado. Além de 18 deputados estaduais, dezenas de vereadores e demais lideranças políticas. É forte. Muito forte.

Fátima está subestimando o poderio político da aliança Ezequiel/Walter. A soberba, que alimenta o ‘já ganhou’ aponta para um comparativo com eleições anteriores, em que Fernando Bezerra ou Henrique Alves já tiveram palanques com cerca de 100 prefeitos e perderam a eleição.
São situações absolutamente diferentes e circunstâncias diversas.

Em 2022, a maior parte dos prefeitos está bem avaliada e com dinheiro em caixa, gozando de prestígio eleitoral e com força para pedir votos para seus candidatos. Isso faz diferença na prática. Principalmente nos pequenos e médios municípios do RN.

O quadro hoje é de reprovação administrativa para a gestão Fátima Bezerra. A governadora é honesta, continua com a vida simples e sua gestão é marcada pelo diálogo e sem mácula moral; mas tem dificuldades de nominar obras macro e mais ainda de apontar realizações individualizadas nos municípios. Bem diferente de Wilma, Garibaldi e Agripino, que saíam citando as obras em cada cidade.

Fátima não pode fazer isso. Não há obras do governo com suas digitais no interior e seu discurso é pobre para convencer a população que merece um novo mandato.

Em paralelo à ausência de obras da governadora, os prefeitos, que já estão chateados com o tratamento recebido do governo, têm inúmeros motivos para votar contra e trabalhar para Fátima não ser reeleita.

O salto alto da governadora produziu uma miopia política e entorpeceu sua capacidade de avaliação.
Fátima subestimou a candidatura de Ezequiel. Achou que era blefe com cheiro de chantagem.

Ezequiel Ferreira e Walter Alves fizeram um pacto de união de forças. A posição tomada será em conjunto. Isso fortalece muito os dois políticos e seus grupos. A união dos dois, mais o apoio das demais lideranças da oposição, forma um palanque gigante contra a governadora, que ficará somente com o minúsculo PC do B e o pequenino PDT, provocando um isolamento político perigoso. Além disso, ainda há a possibilidade concreta de Carlos Eduardo ficar inelegível, deixando a chapa majoritária ainda mais fragilizada.

Somente a participação efetiva de Ezequiel e Walter no palanque de Fátima, fariam com que os prefeitos mudassem o tom contra a governadora. Mas parece que o governo não enxerga dessa forma.
Nem olha o passado.

Em 2018, Fátima ganhou nas pequenas e médias cidades. Na época, ela era novidade e o adversário não empolgava e nem motivou os prefeitos e lideranças a engrossar seu palanque. O quadro hoje é outro.

Nem Fátima e nem o núcleo de articulação do governo consegue enxergar que perder dois grandes partidos poderá sepultar o sonho da reeleição da primeira governadora do RN de origem popular.

Fátima terceirizou a articulação de sua reeleição e o resultado disso é um afastamento de forças expressivas. Afinal, por mais que tenha a confiança da governadora, o chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, não tem representatividade para decidir o futuro de Fátima com aliados que sequer merecem uma palavra da própria governadora.

É verdade que Ezequiel ainda não decidiu se será ou não candidato. Mas sofre pressão de todo o seu grupo político para efetivar sua candidatura e buscar a vitória. Walter, Garibaldi e o MDB seguirão Ezequiel na posição que o presidente da Assembleia tomar.

A oposição está em ritmo acelerado de articulações e conversas. A governadora vai de marcha lenta e se nega a assumir o comando de seu próprio futuro.

Ezequiel e Walter vão formar chapa contra a governadora? É possível. É provável. Mas ainda não está decidido de forma irreversível.

A governadora ainda tem uma pequena chance de abortar o nascimento de uma chapa que pode lhe derrotar. Mas a soberba e o salto alto não lhe permitem ter lucidez da gravidade que o momento exige.

Os próximos dias serão decisivos para a governadora e para a oposição. Enquanto não há definição pública a respeito de candidaturas, tudo poderá acontecer nos dois lados.

O cenário atual é de desconforto para a governadora. Mas, como política é como nuvem, quando a gente olhar novamente, tudo poderá ser visto de forma diferente.

De Túlio Lemos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.