A pesquisa do Instituto Consult divulgada ontem pela TV Ponta Negra trouxe números bem diferentes dos ofertados pelos outros institutos em relação as avaliações dos mandatos da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). A diferença é maior em relação à petista, diga-se de passagem.
A pesquisa Consult trouxe uma aprovação de 37,82% para a governadora e uma desaprovação de 49,41%. Arredondando é uma diferença de 12 pontos percentuais bem diferente do padrão de empate técnico das outras pesquisas.
Confira no quadro
Veja que das outras quatro pesquisas com avaliação do governo Fátima três trazem saldo positivo e uma negativo, mas sempre muito próximo da margem de erro que varia de 2 a 3 pontos percentuais a depender do instituto.
Só a Consult trouxe uma diferença de 12 pontos e com saldo negativo.
Outro dado que chama atenção é a relação intenção de voto x avaliação positiva. A governadora sempre apresenta um desempenho eleitoral inferior a avaliação positiva do governo nos outros institutos, menos na da Consult em que os índices estão mesmo patamar.
Bolsonaro
O Instituto Consult ainda trouxe o desempenho menos ruim do presidente Jair Bolsonaro (PL) em termos de avaliação de Governo.
Ele tem 58,88% de desaprovação e 33,83% de aprovação. Já nas pesquisa Seta esses índices são de respectivamente 62 e 31; 61,3 e 33,1% na Brâmane; 65,4%, e 29,5% na Sensatus. A Big Data não avaliou o desempenho de Bolsonaro no Rio Grande do Norte.
A diferença a favor de Bolsonaro neste caso não destoa dos demais institutos. É “menos ruim” numericamente.
Blog do Barreto
Comentários
Postar um comentário