O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará nesta terça-feira (14) o processo de Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como “Wendel Lagartixa” (PL), que teve sua candidatura cassada em 2022 por ter sido considerado inelegível pelo Ministro Ricardo Lewandowski. Lagartixa recebeu mais de 83 mil votos nas eleições para deputado estadual, mas teve sua candidatura cassada por já ter cumprido pena por crime hediondo.
A decisão inicial de Lewandowski, que impediu a diplomação e posse de Lagartixa e solicitou a retotalização dos votos sem aqueles destinados a ele, será avaliada pelo TSE. A retotalização dos votos resultou em Ubaldo Fernandes (PSDB) obtendo 34.426 votos para a legislatura até 2027.
Wendel Lagartixa, que é policial militar da reserva, foi condenado por porte ilegal de arma e munições de uso restrito e envolvimento em investigações como a Operação Fronteira, além de ter sido preso em 2013 na Operação Hecatombe, acusado de participar de um grupo de extermínio.
O julgamento do processo será realizado pelo Ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso, que decidirá se Wendel Lagartixa poderá assumir o cargo de deputado estadual.
Portal da Tropical
Comentários
Postar um comentário