Pular para o conteúdo principal

ÀS VÉSPERAS DA VOTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA GOVERNO LIBERA VALOR RECORDE DE 'EMENDAS PIX': R$ 5,2 BILHÕES

 


Às vésperas da votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberou mais de R$ 5,25 bilhões em “emendas pix” — modalidade de emenda que envolve a transferência direta do dinheiro a estados e municípios, sem fiscalização por parte do governo.

O valor representa um recorde histórico desde a criação da modalidade, em 2019. O montante representa 74,88% do total do Orçamento de 2023, destinado exclusivamente a esse tipo de emenda.

Os dados obtidos pela reportagem são de acesso público e constam em planilhas do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e no Siga Brasil, plataforma que reúne informações sobre o orçamento. O sistema segue sendo atualizado e o valor liberado pelo governo ainda pode ser ampliado até o fim do dia.

Diferentemente das transferências *em modalidade definida*, onde a aplicação dos recursos é detalhada, as “emendas Pix” são menos transparentes. Os parlamentares também são contemplados de forma individual, mas não há mecanismos para fiscalizar como os recursos serão usados pelos gestores públicos locais.

No cálculo que considera a distribuição dos recursos entre partidos, o NOVO teve maior percentual proporcional de empenho. A sigla apresentou requerimento de retirada de pauta da Reforma Tributária no Plenário da Câmara dos Deputados na sessão de quarta-feira (5). O pedido foi rejeitado por 302 votos a 148.

Já partidos mais consolidados na base de apoio ao governo, como PSB, REDE e PSOL, aparecem nos últimos lugares do ranking de liberação dos pagamentos.

CNN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.