Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA A HISTÓRIA DA FRANCESA MIMA RENARD, CONDENADA POR BRUXARIA NO BRASIL

 


Foto/LeFrance

O casal Mima e René Renard tolerava deixar a França para tentar a vida na longínqua colônia portuguesa no Novo Mundo. No século XVII era comum que europeus decidissem realizar esse tipo de empreitada visando a sorte de encontrar fortuna em terras distantes de um continente que ainda tinha muito a ser explorador por eles. 

Os dois se estabeleceram na Vila de São Paulo e não passaram despercebidos na comunidade e na mulher, em particular, viraram centro de uma atenção que acabou se tornando trágica. Mima conseguiu gerar um tipo de atração que encantava os homens e incomodava as mulheres daquela sociedade tão patriarcal. Existiam fofocas em torno do casal e especialmente dirigidas à mulher.

A tragédia teve início com a morte prematura de René, que foi assassinado por um indivíduo que se sentiu atraído pela bela forasteira. A morte de seu marido lançou Mima numa condição de desamparo e de muitas dificuldades para uma estrangeira distante de sua terra natal e pressionada por relações conturbadas naquela sociedade na qual se firmou. Sem meios para se sustentar e tomar pelo desespero, a viúva se viu obrigada se prostituir, decisão que desencadeou outras consequências extremas.

Por se tratar de uma mulher que já era cobiçada e também foco de julgamentos sociais e do comportamento ressentido e preconceituoso por parte de diversas pessoas, seu recente início de atividade como prostituta inflamatória ainda mais o que se pensava e era dito a seu respeito. Homens disputavam momentos luxuriosos com a linda francesa enquanto a difamação e a calúnia em torno de seu nome também eram crescentes.

Já rondavam barcos de que Mima era adepta de bruxaria, sendo a realização de um feitiço o fator que fazia dela atraente e desejada pelos homens. Esse tipo de acusação ganhou força por causa mais um incidente fatal por ocasião de uma briga entre dois de seus clientes, dois homens casados, que, segundo as maledicências, entraram em conflito exatamente para possuí-la, tendo como resultado o assassinato de um deles . 

As esposas dos envolvidos tiveram Mima como culpada pela tragédia e promoção imediata de uma comoção histórica em uma comunidade colonial muito influenciada por preceitos religiosos acabaram também envolvendo a igreja.

O obscurantismo fanático que também atravessou o oceano durante o processo colonial foi invocado para tratar da questão e Mima foi acusada e condenada pela prática de bruxaria. Por uma coincidência medonha, o drama acusatório contra a francesa aqui no Brasil ocorreu em 1692, ano que também foi desencadeado o famoso episódio das Bruxas de Salem, na colônia inglesa na América do Norte.

Como costumavam fazer nas caças às bruxas desencadeadas pelo fanatismo, Mima foi executada com os rigores de terror, queimada em praça pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...