Pular para o conteúdo principal

SEM REPASSES AO INSS, PREFEITURA DE CAICÓ PASSA A CONSTAR NA LISTA DE INADIMPLENTES COM CAUC


 

Dívida se alastra desde 2004 Print: Reprodução/Siconfi


O Município de Caicó, na Região do Seridó, deve cerca de R$ 30 Milhões de Reais ao INSS. A dívida e o não cumprimento por parte da atual gestão municipal elevou a cidade a ser inscrita no CAUC, serviço que disponibiliza informações sobre a situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal, necessário à realização de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

Dados disponibilizados pelo sistema, Siconfi – Secretaria do Tesouro Nacional, apontam que o município enfrenta uma situação de alerta  com as contas públicas, desde o início do ano de 2023. 

Além da dívida com o INSS, o município enfrenta pendências, que ultrapassam os limites de despesas com pessoal, e falta de transparência com falta de dados no sistema, o que impede a assinatura de convênios com a União. A transferência efetiva de recursos, no entanto, continua condicionada à solução das pendências.

Dos 167 municípios do Estado, apenas quinze, estão adimplentes com o Cauc (Carnaubais, Grossos, Itajá, Janduís, Jardim de Piranhas, Ouro Branco, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São Miguel do Gostoso, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Triunfo Potiguar).

Procurado pelo Potiguar News, a Superintendência do INSS no Rio Grande do Norte, afirma que o município não está repassando os valores firmado do acordo entre o ente e órgão em 2020, referente a uma dívida que se alastra desde 2004, que passou a ser ativa desde 2005.

Em 2017, a empresa de consultoria Virtus, foi contratada pela Prefeitura Municipal, para realizar uma auditoria, e, na época foi celebrado   termos de compensação com o município. Os repasses chegaram a ser feitos. 

Em 2019, foi pago R$ 1 milhão ao Sindicato dos Servidores Municipais, nos mesmos moldes que a empresa Virtus realizou com a prefeitura de Caicó, apenas  sendo feito a compensação através de meios jurídicos do próprio sindicato, que foi pago a prefeitura e repassado aos dirigentes sindicais. Agora, em especial, os professores da rede pública municipal de ensino, estão sendo penalizados pela falta de repasses da atual gestão.

Através de uma nota técnica (veja abaixo), a consultoria Virtus,  ratifica que prestou os serviços de acordo com a Constituição e em consonância como determina o STF.

Procurada pela reportagem do Potiguar News,a Prefeitura Municipal de Caicó não retornou o contato.


Com informações do Potiguar News 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.