Pular para o conteúdo principal

NOVO TESTE DE SANGUE PODE PREVER ALZHEIMER ATÉ 20 ANOS ANTES DOS SINTOMAS

 


Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália (ANU) desenvolveram teste de sangue simples, barato e não-invasivo que pode prever o risco de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer até 20 anos antes do aparecimento dos sintomas.

Segundo o Medical Xpress, utilizando nanotecnologia e inteligência artificial (IA), os físicos da ANU conseguiram analisar as proteínas no sangue em busca de biomarcadores que indicam o início da neurodegeneração, característica da doença.

O estudo foi publicado na revista Small Methods.

Como os pesquisadores chegaram no resultado

Usando chip de silício ultrafino contendo nanoporos, os pesquisadores conseguem analisar as proteínas de forma individual, utilizando algoritmo de IA avançado;

A pequena quantidade de sangue é colocada no chip de silício e inserida em dispositivo portátil, do tamanho de celular, que utiliza o algoritmo para procurar assinaturas correspondentes às proteínas que indicam o início do Alzheimer;

O algoritmo pode ser treinado para detectar múltiplas condições neurológicas ao mesmo tempo, incluindo Parkinson, esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica.

Diagnóstico atual

Atualmente, o Alzheimer é diagnosticado principalmente com base em evidências de deterioração mental, quando a doença já danificou seriamente o cérebro.

A detecção precoce, essencial para o tratamento eficaz, normalmente envolve procedimentos hospitalares invasivos e caros, como punção lombar.

A técnica desenvolvida pelos pesquisadores da ANU, por outro lado, requer apenas pequena amostra de sangue e os resultados podem ser obtidos em tempo real.

O teste rápido e simples poderia ser realizado por médicos de clínicas gerais, eliminando a necessidade de visita ao hospital e sendo especialmente conveniente para pessoas que vivem em áreas remotas.

As proteínas são os blocos de construção da vida e contêm informações genéticas únicas, que oferecem pistas importantes sobre a saúde, incluindo sinais de células cerebrais em deterioração.

O segundo maior causa de morte na Austrália, por exemplo, é a demência, com mais de 400 mil pessoas vivendo com essa condição, e estima-se que esse número mais que dobre até 2058.

A esperança é que a técnica de triagem desenvolvida pela ANU esteja disponível nos próximos cinco anos.

Até o momento, não há cura para o Alzheimer, mas descobrir se alguém está em risco 20 anos antes do diagnóstico pode melhorar significativamente os resultados de saúde para esses pacientes.

Olhar Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.