Pular para o conteúdo principal

CASOS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL AUMENTAM 39,7% EM 2023 NO RN

 


Os casos de estupro de vulnerável cresceram em 39,7% em 2023, entre janeiro e setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado.

As informações são da Coordenadora de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). 

De acordo com os dados, foram registrados 686 casos nos últimos nove meses, 195 casos a mais que no mesmo período do ano anterior.

Casos de estupro de vulnerável aumentam. Veja na tabela.
Casos de estupro de vulnerável aumentam. Veja na tabela.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, Paoulla Maués, o aumento da quantidade de registros ocorreu devido ao aumento do número de delegacias especializadas investigando esse tipo de crime.

“No ano passado, nós tínhamos apenas uma Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) no estado todo, e nesse ano, nós temos três dessas delegacias no estado, em Natal, Mossoró e Parnamirim”, explicou ela.

Além disso, nas localidades que não têm DPCA, mas tem Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), também tem investigações de crimes praticados contra crianças e adolescentes, sendo realizadas pelas DEAMs. “Do ano passado para cá passaram a ter 12 delegacias investigando esses crimes”, completou.

Maioria dos criminosos são conhecidos da família das vítimas de estupro, diz diretora

É comum serem observados casos de denúncias com criminosos que tem uma relação de proximidade das famílias das vítimas, segundo a diretora do DPGV, podendo até mesmo ser parentes. “Eles adquirem a confiança da vítima e da família, então não têm suspeita dessa pessoa e a criança fica ainda mais vulnerável” relatou Paoulla Maués.

Dessa forma, é possível que o crime até mesmo passe despercebido pelos familiares caso o acontecimento não seja relatado. A diretora conta que, muitas vezes, a criança não sabe como falar que é vítima de violência ou até mesmo é ameaçada, fazendo com que seja ainda mais difícil de denunciar.

“É um crime muito difícil de chegar até nós porque a criança não tem esse conhecimento de que ela tá sendo vítima de um crime sexual”

Paoulla ressalta o papel dos pais e responsáveis nas denúncias e diz que muitos deles “não falam, eles sabem ou desconfiam e não denunciam à Polícia por vergonha, por acharem que é normal ou cultural, por medo, por uma série de situações”.

Além disso, existe o perigo dos responsáveis não darem a credibilidade à criança ou ignorarem os sinais, segundo diz a diretora.

Como são as denúncias de estupro de vulnerável

As denúncias podem ocorrer primeiramente a partir do registro do boletim de ocorrência na delegacia especializada de proteção à criança e adolescente ou na delegacia virtual, no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

As denúncias também podem ser recebidas por meio do disque 181, número correspondente à Secretaria de Segurança do RN, pelo disque 100, do Governo Federal.

Hospitais e estabelecimentos das redes públicas e privadas também devem notificar as delegacias em caso de suspeita de crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.