Pular para o conteúdo principal

ESPIONAGEM NO GOVERNO BOLSONARO: ABIN ENVIA LISTA DE NÚMEROS MONITORADOS AO STF E PF

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregou uma planilha ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Polícia Federal em 11 de abril, revelando uma lista de números de telefones que foram alvo de monitoramento durante o governo de Jair Bolsonaro, então no Partido Liberal (PL), por meio de um software de espionagem de origem israelense adquirido em 2018.

Os documentos, obtidos pela Folha de S.Paulo, detalham que a lista, transferida por meio de um pendrive, continha não apenas os números de telefone, mas também informações sobre o contexto em que cada número estava relacionado. Em algumas situações, o nome da pessoa que utilizava o aparelho também estava incluído na lista.

Agentes da Abin têm manifestado nos bastidores sua discordância em relação à busca e apreensão solicitada pela Polícia Federal e autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do STF. Eles alegam que a agência nunca se recusou a atender aos pedidos da corporação ou a ordens do Judiciário. Documentos trocados desde março revelam que a Abin tem fornecido informações com frequência para a Polícia Federal e o STF desde março, quando surgiu a notícia, inicialmente divulgada pelo jornal O Globo, de que a agência havia utilizado o software FirstMile para rastrear a localização de indivíduos.

Sobre a operação

Na última sexta-feira (20), a Polícia Federal conduziu uma operação como parte de uma investigação que busca esclarecer as suspeitas de que a Abin teria empregado o programa de espionagem, durante a administração Bolsonaro, para monitorar ilegalmente celulares de jornalistas, políticos e opositores do ex-presidente.

A operação incluiu o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Paulo Maurício Fortunato Pinto, o terceiro na hierarquia da Abin, juntamente com outros quatro servidores.

Esses acontecimentos recentes lançam luz sobre a alegação de possível utilização indevida da agência de inteligência para fins de espionagem e monitoramento, levantando preocupações sobre a privacidade e a legalidade das operações realizadas durante o governo de Jair Bolsonaro. A situação continua a se desenvolver à medida que a investigação avança.

Com informações de Estadão, O Globo e Folha de SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...