Pular para o conteúdo principal

MICHELE BOLSONARO LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS DISPUTA POR VAGA DE MORO NO SENADO, APONTA PARANÁ PESQUISAS


Foto: Isac Nóbrega/PR

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera levantamento divulgado hoje(13) pela Paraná Pesquisas sobre a disputa pela vaga do senador Sergio Moro (União Brasil), que responde processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) por abuso do poder econômico e caixa dois de campanha.

 Em caso de cassação de Moro, seria realizada uma nova eleição para o Senado no Estado. O instituto testou seis cenários diferentes de candidatos para a eventual nova eleição e Michelle Bolsonaro lidera com folga os três em que seu nome foi incluído.

A possibilidade de lançamento da ex-primeira-dama como candidata ao Senado pelo Paraná passou a ser cogitada nos bastidores a medida que o processo contra Moro avançou.

No primeiro cenário cogitado, Michelle Bolsonaro aparece com 35,7% das intenções de voto, à frente do ex-senador Alvaro Dias (Podemos), citado por 24,4%; e da presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann, com 16,2%. A mulher de Moro, deputada federal por São Paulo, Rosângela Moro (União Brasil) figura em quarto, com 7,4%.

No segundo cenário, sem Rosângela Moro, Michelle amplia a vantagem, com 39,3%, contra 26% de Alvaro e 16,5% de Gleisi. No terceiro, sem Alvaro Dias, a ex-primeira-dama tem a sua maior vantagem, com 44,3% das intenções de voto, contra 21,8% de Gleisi e 11,5% do deputado federal Ricardo Barros (PP).

Já no quarto cenário, sem Michelle Bolsonaro, Alvaro aparece na liderança, com 29,8%, contra 17,9% de Rosângela Moro e 16,1% de Gleisi. No quinto, sem Rosângela Moro, o ex-senador amplia a vantagem, chegando a 34,4%, contra 16,7% de Gleisi e 14,3% do ex-deputado federal Paulo Martins (PL).

No último cenário testado, sem Alvaro, Michelle ou Rosângela Moro, Gleisi assume a liderança, com 22,3%, contra 18,8% de Paulo Martins e 17,4% de Ricardo Barros.

O ex-juiz responde a duas ações do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tramitam em conjunto. Os dois partidos acusam Moro de ter usado a pré-campanha de pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos como manobra para driblar os limites de gastos da campanha ao Senado. 

A defesa de Moro nega as acusações alegando que a jurisprudência não prevê que os gastos da pré-campanha sejam contabilizados nas despesas da campanha propriamente dita.

Os processos contra Moro no TRE do Paraná investigam caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação – mas para haver um novo pleito, é preciso que Moro seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso só deve chegar ao TSE no ano que vem.

O levantamento ouviu 1.556 eleitores entre os dias 19 a 23 de outubro com margem de erro de

2,5%.  

Veja abaixo os números da pesquisa:

Cenário 1

Michelle Bolsonaro (PL) 35,7%

Alvaro Dias (Podemos) 24,4%

Gleisi Hoffmann (PT) 16,2%

Rosângela Moro (União Brasil) 7,4%

Ricardo Barros (PP) 4,9%

Sergio Souza (MDB) 1,5%

Não sabe/não respondeu 3,7%

Nenhum/branco/nulo 6,2%

Cenário 2

Michelle Bolsonaro (PL) 39,3%

Alvaro Dias (Podemos) 26%

Gleisi Hoffmann (PT) 16,5%

Ricardo Barros (PP) 5,3%

Sergio Souza (MDB) 1,7%

Não sabe/não respondeu 4,2%

Nenhum/branco/nulo 6,9%

Cenário 3

Michelle Bolsonaro (PL) 44,3%

Gleisi Hoffmann 21,8%

Ricardo Barros (PP) 11,5%

Sergio Souza (MDB) 2,6%

Não sabe/não respondeu 5,9%

Nenhum/branco/nulo 13,8%

Cenário 4

Alvaro Dias (Podemos) 29,8%

Rosângela Moro (União Brasil) 17,9%

Gleisi Hoffmann (PT) 16,1%

Paulo Martins (PL) 11,3%

Ricardo Barros (PP) 7%

Sergio Souza (MDB) 1,7%

Não sabe/não respondeu 4,8%

Nenhum/branco/nulo 11,4%

Cenário 5

Alvaro Dias (Podemos) 34,4%

Gleisi Hoffmann (PT) 16,7%

Paulo Martins (PL) 14,3%

Ricardo Barros (PP) 9,1%

Sergio Souza (MDB) 2,1%

Não sabe/não respondeu 5,8%

Nenhum/branco/nulo 17,6%

Cenário 6

Gleisi Hoffmann (PT) 22,3%

Paulo Martins (PL) 18,8%

Ricardo Barros (PP) 17,4%

Sergio Souza (MDB) 3,5%

Não sabe/não respondeu 8,6%

Nenhum/branco/nulo 29,4%

Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.