Pular para o conteúdo principal

O PLANO DE LIRA PARA RECRIAR O ORÇAMENTO SECRETO

 


O Presidente da Câmara, Arthur Lira,  continua buscando novas maneiras de contornar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucional o orçamento secreto. Segundo o Estadão, o presidente da Câmara dos Deputados agora planeja distribuir recursos aos colegas por meio de outra rubrica: as emendas da Mesa Diretora da Casa.

A estratégia visa dar uma nova cara ao mecanismo que permitia a distribuição de dinheiro entre aliados sem critérios técnicos e transparência. No entanto, a proposta não é apoiada por alguns integrantes da Mesa e líderes partidários, que não querem ficar dependentes de Lira na hora de enviar recursos para suas bases eleitorais. As informações são do O Antagonista.

Composta por 11 deputados e presidida por Lira, a Mesa Diretora da Câmara tem o poder de apresentar emendas ao Orçamento. No entanto, essas emendas devem se restringir a questões administrativas e legislativas do Congresso. Em 2022, a Mesa apresentou emendas para garantir recursos no Orçamento destinados ao aumento salarial dos deputados.

A intenção de Lira é aumentar o escopo e os valores das emendas da Mesa, ampliando as indicações para obras e envio de recursos aos municípios durante as eleições municipais de 2024.

Não foi definido, até o momento, o valor total das emendas a serem distribuídas nem as fontes dos repasses. O relator-geral do Orçamento, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), indicado por Lira, será responsável por estabelecer os limites para atender às demandas do presidente da Câmara.

A estratégia de Lira foi confirmada por integrantes da Mesa Diretora da Câmara ao jornal. No entanto, o presidente da Casa preferiu não comentar sobre o assunto. A proposta, que tem sido discutida entre Lira e o governo, recebeu apoio de alguns membros da comissão. No entanto, nem todos na cúpula da Câmara estão favoráveis à ideia, pois não querem conceder poder excessivo ao presidente da Casa.

Além disso, a proposta também gerou divergências entre Lira e o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Danilo Forte (União-CE). Forte propôs a criação de outro tipo de emenda, chamada de emenda de liderança, que seria carimbada com o código RP-5. No entanto, essa ideia foi rejeitada por Lira, pois daria poder aos líderes partidários sem passar pelo presidente da Casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.