Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO ESTUDO DA UFRN, ENERGIAS RENOVÁVEIS NÃO GARANTEM MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

Foto/Reprodução 

A produção de energias renováveis no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Bahia não está alinhada a uma agenda governamental de capacidade de adaptação às mudanças climáticas e de mitigação delas, ou de adaptação a uma transição energética efetiva. Estudo da UFRN mostra que, apesar dos esforços e investimentos, esses estados pouco ou quase não apresentam potencial ou habilidade para se adaptar aos impactos das mudanças climáticas, o que corrobora para o argumento de falta de sinergias e de alinhamentos entre as energias renováveis e as mudanças climáticas, principalmente do ponto de vista da adaptação.

O trabalho de Rylanneive Teixeira, resultado de sua tese de doutorado, a primeira no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN), mostra que essas tecnologias são ainda pouco incorporadas pelos governos e atores institucionais, inclusive sem um diálogo adequado com o setor privado e com a sociedade civil. A pesquisa foi orientada pela professora Zoraide Pessoa, do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN) e pesquisadora do núcleo Natal do Observatório das Metrópoles.

Teixeira, que também integra o Observatório, buscou investigar como os estados do RN, do CE e da BA constroem capacidades adaptativas às mudanças climáticas, incorporando as energias renováveis como estratégias do ponto de vista da mitigação e, sobretudo, da adaptação climática. Para isso, foram desenvolvidos estudos de casos utilizando-se de pesquisa documental, dados secundários e pesquisa de campo, com aplicação de roteiro de entrevistas semiestruturadas para os atores do governo, do setor privado e da sociedade civil que estão integrados às questões climáticas e energéticas nos estados investigados.

Com base na análise e na discussão dos achados, concluiu-se que a capacidade adaptativa climática nos estados analisados é desafiante para seus governos. Sem integração com outros atores sociais, mesmo em um contexto territorial de alta produção de energias eólicas e solares, essas fontes não são compreendidas como uma abordagem de mitigação, tampouco de adaptação.

Tendo grande valia nos âmbitos social, acadêmico e público, essa pesquisa contribui para o entendimento das mudanças climáticas e das energias renováveis enquanto problemáticas socioambientais. Na academia, possibilita colaborar com estudos no campo das energias renováveis e da adaptação climática, enquanto na gestão pública auxilia os processos de tomada de decisões sobre as questões climáticas e energéticas por parte dos atores-chave relacionados aos temas.

UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.