Pular para o conteúdo principal

8/1: POTIGUAR É CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO PELO STF POR PARTICIPAÇÃO NOS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS


Foto/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta segunda-feira (5), o julgamento que resultou na condenação do primeiro potiguar pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. Cleodon Oliveira Costa, de 61 anos, foi sentenciado a 14 anos de prisão pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, sendo acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin, apesar de terem acompanhado o relator, fizeram ressalvas em sua decisão. Por outro lado, André Mendonça, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques divergiram de Moraes.

Devido às divergências nas propostas de punição, a pena de Cleodon e dos demais condenados ainda não foi fixada. 

Os ministros devem apresentar um voto médio para solucionar as diferenças nos próximos dias. Cleodon Costa e outros 28 réus foram julgados por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O voto de Moraes revelou que Cleodon tirou fotos durante a invasão à Praça dos Três Poderes e deixou vestígios de DNA em um lenço e um boné. 

O potiguar foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal no Palácio do Planalto, onde ocorriam as depredações e continua preso desde o fatídico dia 8 de janeiro. 

Zanin e Fachin consideraram procedentes as acusações, mas propuseram uma pena de 11 anos. Zanin afirmou que os réus agiram de forma autônoma em diferentes contextos temporais e espaciais.

Já Mendonça, Barroso e Nunes Marques discordaram do relator. Mendonça destacou que houve depredação, incitação à tomada de poder e a presença de pessoas violentas, mas argumentou falta de provas do envolvimento de Cleodon.

Nunes Marques e Barroso concordaram em absolvê-lo de alguns crimes, e Barroso afastou a condenação por abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O resultado final do julgamento deve ser oficializado nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...