Se as eleições municipais em Macau, na Costa Branca potiguar, fossem hoje, a advogada Flávia Veras (Republicanos) estaria eleita com quase 60% dos votos, conforme pesquisa eleitoral nº RN-00607/2024, feita pela Perfil Pesquisas Técnicas e divulgada pelo AGORA RN nesta terça-feira 30. Presidente do diretório municipal do partido, Flávia possui vantagem de 44 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o atual prefeito de Maca, Dr. Zé Antônio (União Brasil), no cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados.
Citada por 57,75% dos eleitores consultados, Flávia Veras lidera a disputa, sendo seguida de longe pelo prefeito – que busca sua reeleição, citado por 13,75%. Em seguida, vem Albimar Melo (PT), com 4% das intenções de votos. Os que responderam que votariam branco ou nulo correspondem a 13,5% e outros 11% se afirmaram indecisos sobre o nome que escolherá nas urnas eletrônicas em outubro próximo.
Os eleitores entrevistados pelo Perfil Pesquisas Técnicas no município também foram consultados em mais um cenário estimulado. Neste, Flávia Veras também venceria as eleições em Macau, pois obteve 46% das citações.
Isso a coloca a 14,25 pontos percentuais a mais que a soma dos demais pré-candidatos, que juntos, somaram 31,75%, sendo Raimundo com 14,25%; Dr. Zé Antônio com 13,25%; Albimar com 2%; Poliana com 1,25% e Lenilson com 1%. Outros 11,25% responderam que votariam branco ou nulo e 11% se mostraram indecisos.
Transferência de votos
O levantamento eleitoral realizado em Macau mediu ainda o poder de transferência de votos do ex-prefeito Flávio Veras, que administrou o município por duas gestões. Para 56,5% dos eleitores consultados pelo Perfil Pesquisas Técnicas, o apoio do ex-prefeito é importante e determinante para a sucessão municipal.
Para 21,75% dos entrevistados, depende do nome indicado pelo ex-gestor. Já outros 18% responderam que não votariam em um pré-candidato apoiado ou indicado pelo ex-prefeito Flávio Veras. E 3,75% não souberam ou não responderam ao questionamento.
Levantamento
A pesquisa eleitoral em Macau, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00607/2024, foi realizada entre 20 e 24 de abril, quando foram ouvidos 400 eleitores em diversas partes da cidade, por uma equipe de quatro entrevistadores e um supervisor. A margem de erro é de 4,89 pp., para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%.
Comentários
Postar um comentário