Pular para o conteúdo principal

PARNAMIRIM: PREFEITO TAVEIRA ASSINA DECRETO COM ARROCHO NAS FINANÇAS R CORTA DIÁRIAS E FÉRIAS

Prefeito Taveira assinou decreto determinando a suspensão do pagamento de direitos dos servidores municipais / Foto: Reprodução

O prefeito de ParnamirimRosano Taveira (Republicanos), determinou um arrocho nas finanças do Município para a reta final de sua administração. Em decreto publicado nesta quinta-feira 10 no Diário Oficial, o prefeito manda suspender uma série de despesas com pessoal, com o objetivo de “controlar gastos”.


A decisão ocorre menos de uma semana depois de o prefeito sofrer uma derrota eleitoral – o seu candidato à sucessão, Salatiel (PL), foi superado nas urnas pela prefeita eleita, Professora Nilda (SDD).

O decreto de nº 7.591/2024 determina a suspensão das despesas decorrentes das seguintes atividades: pagamento de verbas rescisórias, por exoneração de servidores, inclusive aqueles já em processamento; pagamento de horas extras e diárias operacionais; concessão de progressões funcionais; econcessão de férias.

Além disso, o prefeito mandou as secretarias municipais cortarem jetons (gratificações) em pelo menos 50%.

Em nota, o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN) protestou contra a medida e afirmou que vai acionar a Justiça. “O que a prefeitura chama de despesas, na verdade são direitos dos trabalhadores do Município. Por isso, a assessoria jurídica do sindicato já está trabalhando em uma ação coletiva contra mais essa arbitrariedade desse prefeito que não cansa de atacar a classe trabalhadora”, destacou.

“O mandato de Taveira está chegando ao fim, mas o Sindsaúde/RN não vai deixar passar nenhuma ação que retire direitos. O legado dessa gestão está sendo a destruição da saúde pública de Parnamirim. Não iremos nos calar diante de mais esse absurdo”, complementa a nota do Sindsaúde.

Prefeita eleita cobra transparência sobre situação financeira

Nesta semana, a prefeita eleita Professora Nilda demonstrou apreensão quanto à real situação das finanças do Município. Em entrevista à TV Band logo após ser declarada eleita, ela afirmou que sua equipe de transição deverá ser anunciada na próxima semana e que vai focar nessa questão.

Ela declarou que o grupo terá até 6 integrantes e será formado por técnicos e especialistas, que vão se debruçar sobre os dados da atual gestão, elaborar um relatório e apontar caminhos para as primeiras medidas do novo governo, que tomará posse em 1º de janeiro de 2025.

“Nós teremos uma comissão de transição que será formada por pessoas capacitadas, por especialistas. Após o levantamento, esse diagnóstico inicial, é que tomaremos algumas medidas. O que nós queremos saber agora, verdadeiramente, é como estão as finanças da nossa cidade, para depois a gente tomar as medidas cabíveis”, afirmou Nilda, em entrevista à TV Band RN.

A prefeita eleita garantiu que não quer promover “caça às bruxas”, mas enfatizou que precisará ter acesso a todas as informações da atual administração para iniciar sua gestão da melhor maneira possível.
“Queremos a verdade em relação à gestão da nossa cidade. A gente não pode começar uma gestão sem ter esse conhecimento prévio, saber quanto realmente temos em caixa no município de Parnamirim. Então, nós vamos fazer um momento de transição. Com muita responsabilidade e transparência”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...