Por Luciano Vale
DENGUE X COVID
Fechados os números de mortes de 2024, as contas do Ministério da Saúde apontam que houve mais óbitos por dengue no ano do que por covid-19. Números extraídos do Painel de Monitoramento de Arboviroses, mantida pela Pasta da Saúde, registram 5.858 mortes confirmadas por covid no ano passado. Já as mortes por dengue atingiram 5.972 ao longo de 2024.
8 DE JANEIRO
O presidente Lula pediu a presença de todos os ministros no ato que ocorrerá hoje para relembrar a quebradeira de 8 de janeiro.
Os comandantes das Forças Armadas, confirmaram sua participação mais de uma semana antes.
Como todo mundo quer faturar algum com o 8 de janeiro, o PT fará um ato em Araraquara, interior de São Paulo, para lembrar o episódio em Brasília. A justificativa é que Lula estava lá na hora do vandalismo.
BOLSONARO DENUNCIADO?
Dois anos depois dos atos de 8 de janeiro de 2023, a Polícia Federal prepara relatório complementar sobre a tentativa de golpe de Estado em que o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 39 pessoas foram indiciadas. Novos depoimentos e materiais estão em análise para subsidiar a Procuradoria-Geral da República, a quem sabe apresentar denúncia sobre o caso.
A investigação alcançou os responsáveis pelos crimes, pessoas que planejaram, executaram e financiaram o caminho do golpe, mesmo sem grande aporte de recursos.
Detalhe: as apostas são de que Bolsonaro e seu entorno serão denunciados pela PGR.
MAIS VOTOS
A expressiva vitória de Arthur Lira (PP-AL) com 464 votos, no último mandato para presidente da Câmara, pode ser superada ao menos nas planilhas de votação que os deputados adoram passar de um lado para outro com estimativas. O provável sucessor de Lira, deputado Hugo Motta (Rep-PB), contam os parlamentares, deve ter 480 votos.
Também o próprio Lira faz essas contas: foi ele que costurou praticamente candidatura única do colega paraibano. A vitória de Motta não será unânime porque o PSOL, com 13 deputados, vai lançar o Pastor Henrique Vieira (RJ), que deverá ter os votos da sigla.
ZERO ANUIDADE
Apesar da resistência do Conselho Federal da OAB, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, anunciou nesta terça-feira (7) a isenção da anuidade para advogados e advogadas com até cinco anos de inscrição.
A iniciativa, pioneira no país, entra em vigor imediatamente e beneficiará mais de 10 mil profissionais.
A decisão foi viabilizada por ajustes no orçamento da instituição, garantindo a execução da proposta.
Atualmente, a anuidade para a jovem advocacia varia entre R$ 400 e R$ 720.
Ingrid Zanella, é a primeira mulher a presidir a OAB-PE.
POSSE
O desembargador Ibanez Monteiro foi empossado na presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Também tomaram posse as desembargadoras Berenice Capuxú e Sandra Elali, nos cargos de vice-presidente e corregedora-geral de Justiça.
F1
O Brasil terá um representante na Fórmula 1neste ano. Será o paulista Gabriel Bortoleto, 20 anos, que conquistou o título de campeão da Fórmula 2 em 2024, ao chegar em segundo lugar na prova de Abu Dhabi. Ele disputará a F1 pela Sauber.
PURO-SANGUE
A chapa PT-PSB no Planalto não deverá se repetir em 2026. Dentro do PT, o plano é lançar uma chapa puro-sangue e motivos, para os petistas, não faltam. O partido acha que, em caso da vitória de Lula, não dá para jogar a sucessão do petista no colo de outra sigla, já que Lula não poderia disputar reeleição de novo, caso eleito. Lula faz 80 anos em 2026, se não conseguir concluir o mandato, a cadeira tem de ficar com o PT. Os petistas esquecem que a aliança com o PSB e Geraldo Alckmin na vice foram básicos para a eleição de Lula em 2022.
OLHO NO FUTURO
Petistas também não querem Geraldo Alckmin de novo na vice e o PSB, do seu lado, não quer abrir mão da vice-presidência, até sem Alckmin. Para o PT, o ideal seria Alckmin, disputando o governo de São Paulo, estado que governou por quatro mandatos. Ele conhece a posição do PT, mas não se vê disputando o Palácio dos Bandeirantes – e o potencial Tarcísio de Freitas. O Senado também está no radar do ex-tucano, atual socialista.
Comentários
Postar um comentário