O Ministério da Saúde divulgou a informação de que o ministro da Alexandre Padilha garantiu à deputada Adriana Accorsi (PT-GO) a incorporação do imunizante à rede pública entre as prioridades da pasta "Pode ter certeza, que é uma prioridade nossa, enquanto ministro da Saúde, que essa vacina possa estar no Sistema Único de Saúde", afirmou Padilha.
A vacina contra a herpes-zóster atualmente só é encontrada na rede privada.
O que é o herpes-zóster
A doença é causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo da catapora, que pode permanecer adormecido no organismo e se reativar anos depois. Os sintomas incluem dor intensa, bolhas na pele e, em casos graves, sequelas neurológicas.
Pessoas com mais de 50 anos, imunossuprimidas ou sob estresse elevado têm maior risco de desenvolver a infecção. A vacina, disponível apenas em clínicas particulares, pode reduzir a ocorrência da doença e de complicações como a neuralgia pós-herpética dor crônica que persiste após a fase aguda.
Estudos indicam que os casos aumentaram 35% após a pandemia de Covid-19. Entre 2019 e 2023, o Brasil registrou uma média de 70 mil novos diagnósticos por ano.
Comentários
Postar um comentário